VESTIBULAR 2022 (1º SEMESTRE) |

Administração

Sobre o curso

Com foco principal em planejar, organizar e gerenciar, o profissional formado em Administração tem como objetivo elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, aumentando o lucro, evitando desperdícios e reduzindo os custos. 

O mercado profissional é amplo, uma vez que o administrador pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e no terceiro setor. Além disso, pode atuar prestando consultorias ou ter o seu próprio negócio.

Campus LAPA

paulista

BACHARELADO

formação integral

8 semestres

Matutino e Noturno

COMO É?

O curso de Administração forma profissionais com visão de organização, responsabilidade social e empreendedores. É um curso da área de Humanas e tem formação multidisciplinar, com disciplinas como: teoria organizacional, marketing, finanças, recursos humanos e produção.

LABORATÓRIOS

Laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso.

MERCADO DE TRABALHO

Ao escolher o curso de Administração, o profissional pode atuar em diversas atividades como:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Cada vez mais requisitado pelo mercado, o administrador público é essencialmente um planejador: ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais.

AGRONEGÓCIO E AGROPECUÁRIA 

Este profissional define as estratégias que serão utilizadas ao longo da safra. Ele planeja a produção determinando quais são os serviços que serão utilizados para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola; estabelece quantos funcionários serão contratados para cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por meio de registro e controle das receitas, o contador planeja, coordena e controla todos os registros de uma empresa. Ele ainda interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da organização com o intuito de ajudar a direção na tomada de decisões.

COMÉRCIO EXTERIOR 

Além de analisar as tendências do mercado e identificar as necessidades da empresa em que trabalha e de seus clientes ou fornecedores no exterior, o profissional de comércio exterior também elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação.

EMPREENDEDOR

Avalia as oportunidades, a concorrência e a gestão dos recurso humanos, bem como define estratégias de criação e direção de um negócio.

LOGÍSTICA

Implanta e administra o fluxo de produção de uma empresa, desde a compra e estocagem do produto à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

MARKETING

O profissional traça e executa estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Um dos principais objetivos do marketing é estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades do mercado, em busca de satisfazer o cliente e conseguir o retorno para uma marca, empresa ou até mesmo pessoa.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Além de atualizar os equipamentos e programas necessários para a empresa, pode gerenciar os sistemas de tecnologia de informação.

VENDAS

Planeja e otimiza as vendas na organização, bem como negocia os preços, as condições de pagamento e os programas necessários ao negócio.

A FPAC (Faculdade Paulista de Comunicação) é uma Instituição pertencente ao grupo Campos Salles. Localizada na Av. Paulista, 2200, em frente ao Metrô Consolação, a FPAC conta com laboratórios e estúdios audiovisuais de última geração e é considerada, segundo avaliação recente do MEC, uma das melhores do Brasil na área da Comunicação.

DISCIPLINAS

Análise cenários econômicos

Atividades complementares

Avaliação e análise de informações

Colaboração entre redes e liderança

Competências Essenciais em Direito

Competências socioemocionais

Comportamento humano nas organizações

Comunicação empresarial

Comunicação oral e escrita eficaz

Contabilidade introdutória

Estatística Aplicada aos Negócios

Estrutura e análise das demonstrações contábeis.

Estrutura Organizacional e Gestão de Processos

Ética, moral e valores humanos

Finanças Corporativas

Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda
Gestão de Produção e Operações

Gestão de projetos

Gestão de qualidade e serviços 

Gestão estratégica da informação e inteligência de mercado

Gestão estratégica de marketing 

Gestão estratégica de pessoas e de equipes

Gestão estratégica para sustentabilidade e cenários complexos

Gestão integrada empresas - simulação empresarial

Gestão orçamentária e controladoria

Governança corporativa e ética empresarial

Inovação disruptiva

Logística e gestão de cadeia de suprimentos

Marketing introdutório

Matemática aplicada aos negócios
Matemática Financeira Aplicada aos Negócios
Mercado financeiro e de capitais 

Métodos quantitativos
Modelos de negociação

Pensamento crítico e resolução de problemas

Projeto integrador

Psicologia e Comportamento do Cliente (Interno e Externo)

Sociedade em rede: era do conhecimento e da aprendizagem

Startup ONE

Técnicas de compras e Vendas no varejo

Teoria da contabilidade 

Teorias e tendências da gestão empresarial

COORDENAÇÃO

Prof. Me Ricardo Portiolli Gomes

Coordenador de Curso de Administração de Empresas e Adjunto dos cursos de Tecnógos Superior 2021 - FICS - Faculdade Campos Salles - Coordenador dos cursos de Gestão de Negócios 2021 - ETEP - Centro Universitário ETEP - Coordenador dos Cursos de Gestão e Negócios 2021- UNIBTA - Centro Universitário UNIBTA - Coordenador dos Cursos de Gestão de Negócios 2020 - 2021 - FASP - Faculdade de Santana de Parnaíba - Coordenador Geral - Cursos Administração, Pedagogia e Tecnólogos em Gestão de Tecnologia de Informação, Gestão em Marketing e Gestão Recursos Humanos. 2020 - ATUAL - FAEESP Itapevi - Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo 2015 - ATUAL - Diretor Pedagógico - Instituto Portiolli Educacional 2014 - 2020 - Professor - Curso Graduação em Administração - Centro Universitário Sumaré. 2011- 2018 - Coordenador e Professor do curso de Administração de Empresa da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- FALC Sócio - Diretor da Consultoria e Educacional Formação Acadêmica: 2012 - Mestre em Psicologia Educacional - ( linha) Representatividade e formação profissional do aluno Administração de Empresa (PÓS) Docência do Ensino Superior (2011) * (PÓS) MBA - Gestão Empresarial Integrada / Didática de Curso Superior (2009 )* Bacharel : Administração de Empresa com Ênfase em Comércio Exterior (2005).* Outras Atribuições : Gestor de Projetos para prospecção e representante Administrativo do departamento de marketing e de relacionamento social da faculdade da Aldeia de Carapicuíba Consultor/ Auditor na área do Sistema da Gestão da Qualidade - Atuação na área de produtos.