Na aprendizagem do estudo de mercado, um profissional deve trabalhar com dados e fatos. Conhecer o mercado, o consumidor e o seu comportamento, além de obter essas informações de uma fonte confiável e sempre atualizadas, é fundamental para a correta tomada de decisões estratégicas e táticas. Com isso em mente, a maior preocupação da disciplina de Marketing foi conscientizar os alunos da   necessidade de cada um elaborar a sua estratégia de coleta e organização dos dados.  

Listas, rabiscos, mapa mental… o importante é organizar.

A técnica do mapa mental foi escolhida organizara coleta e favorecer a compreensão dos tipos de informações que foram encontrando.

Tivemos alunos que fizeram o mapa mental no caderno e outros em aplicativos.

Foram quatro convidados que participaram especialmente dos encontro online. Um profissional de cada curso de Comunicação da FPAC apresentando suas estratégias e cases. Chamamos esse momento de “Aula Feat.”

 

 

Episódio 1 – Nathalia Alves

Profissional de Marketing e proprietária da D’Moura Marketing e Eventos, focada no desenvolvimento de negócios através das ferramentas de marketing. Atuou por 9 anos na diretoria de marketing de uma grande instituição bancária, diversificando experiências nas áreas correlatas, é bacharel em Marketing e especialista Gestão de Eventos Corporativos. No ano de 2016, em meio ao movimento de empreendedorismo, passou a utilizar sua experiência para fomentar a economia criativa criando a D’Moura Marketing e Eventos, com foco no atendimento de empreendedores e grandes empresas com consultorias de marketing e produção de eventos.

 

Episódio 2 – Fabiana Moreira

Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora da linha de Processos Comunicacionais – Comunicação Institucional e Mercadológica dos Pós Com e do Grupo de Pesquisa CRITICOM, liderado pelo Profº Dr. Wilson da Costa Bueno. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Institucional com especialização em Comunicação no Terceiro Setor e em Mídias Sociais. Atuou profissionalmente em diversos segmentos, com destaque para a implementação da área de Comunicação da Junior Achievement São Paulo – JASP, a qual gerenciou por 5 anos. É consultora, palestrante e ministra treinamentos em Comunicação no Terceiro Setor, Mídias Sociais, Sustentabilidade, Ética, Economia Pessoal e Empreendedorismo, desde 2006, para empresas como Dell, Baxter, Neoris, Mastercard, Suzano Papel e Celulose, GE, AT&T, Caterpillar, HSBC, Ultragaz, Citibank, Linx, entre outras. Jurada do prêmio ABRP, Prêmio Universitário Aberje, Expocom e Intercom. É sócia-diretora da Sitepark Estacionamentos e da Sitecom. Docente de graduação e cursos de extensão, de Comunicação Institucional, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, RTV, e Design Gráfico na UniSant’Anna, na Faculdade Paulista de Comunicação e do curso de Pós-graduação em Comunicação Organizacional da FMU. Coordenadora de Comunicação Interna do UniSant’Anna.

 

Episódio 3 – Felipe Lorente

Atua com o desenvolvimento de projetos de marketing, principalmente dentro de veículos de comunicação (TV, Rádio, mídia impressa, digital e DOOH). No mercado há 20 anos, realiza planejamento publicitário, criação de campanhas de mídia, comunicação interna e para o mercado (B2B, B2C, Ativações e eventos), além de gestão das redes sociais, coordenação de eventos, produção de TV e projetos comerciais (planejamento, venda e entrega), desenvolvimento de produtos, pesquisas (Ibope, Marplan, ad hoc etc), e parcerias estratégicas entre outras atividades. Nos últimos 6 anos é responsável por  gerir equipes de marketing em veículos de comunicação com foco em estratégias, conteúdo e resultados.

 

Episódio 4 – Cairê Moreira

Neste encontro o nosso convidado Cairê Moreira demonstra como ele coleta e usa os dados das mídias sociais para realizar elaborar o Persona e a Jornada do Consumidor. Cairê Moreira é Graduado em Animação 3D na Faculdade Melies de Tecnologia e Pós-Graduado em MBI Confecção 4.0 no SENAI CETIQT. Fundou da Genyz – Consultoria de desenvolvimento e Pesquisa em soluções 3D para Negócios 4.0 e o Atelier 4.0 solução que da fim a padronização de modelagens e permite customizações de alto nível em roupas.

 

Gostou das aulas? Comente e participe!