Prova On-line pelo computador ou dispositivo móvel |

INSCREVA-SE AGORA!

Bolsas e Financiamentos

programa de bolsas e financiamentos de estudos voltados para atender alunos a nível de Graduação, Pós-graduação e Extensão.

BOLSAS E FINANCIAMENTOS

Faculdade Paulista de Comunicação possui um amplo programa de bolsas e financiamentos de estudos voltados para atender alunos a nível de Graduação, Pós-graduação e Extensão.


Através de financiamentos com recursos da própria instituição, de parcerias com entidades externas e de programas de incentivo aos alunos por desempenho acadêmico a FPAC tem criado condições e oportunidades de estudos para um grande número de alunos.

Bolsas de Desempenho Acadêmico

O que é?

Através do Programa de Desempenho Acadêmico, a Campos Salles oferece descontos durante todo o curso de graduação, que variam de acordo com o desempenho comprovado pelo candidato e a análise de nossa equipe acadêmica.

O objetivo da bolsa é atrair estudantes de elevado desempenho acadêmico. A manutenção das bolsas dependerá do desempenho acadêmico do estudante e dos critérios estabelecidos no contrato.


Como Participar?

O candidato deverá participar do processo seletivo.


Quais as condições para Manutenção da Bolsa?

O Aluno participante do Programa Desempenho Acadêmico deverá realizar a renovação da bolsa semestralmente, tendo como principal fator de análise o desempenho acadêmico. Assim, o aluno que deixar de cumprir desempenho acadêmico superior a 7 (sete), terá incremento de 10% (dez por cento) sobre a semestralidade, sendo restabelecido no semestre subsequente.

A bolsa obtida pelo aluno é válida apenas até a data de vencimento da mensalidade. Em caso de inadimplência o aluno perderá todo e qualquer desconto e bolsa que seja eventualmente beneficiário.

Demais condições presentes no contrato educacional.


Bolsas Filantrópicas

O que é?

Bolsas destinadas aos alunos regularmente matriculados na Campos Salles, com dificuldades socioeconômicas e/ou em condições de vulnerabilidade e com renda per capita de até um salário mínimo e meio. O processo de seleção prevê entrevista socioeconômica e visita domiciliar. Os alunos contemplados terão sua bolsa válida por um ano, observando-se as condicionalidades pré-estabelecidas pela Comissão de Bolsas de Estudos, descritas no Regulamento da Bolsa Filantrópica. A bolsa é válida de janeiro a dezembro, com manutenção atrelada ao desempenho acadêmico em cada semestre.


Como Participar?

Edital de seleção divulgado anualmente.


Confira edital e documentos Comprobatórios:

Iniciação Científica

O que é?

O Programa de Iniciação Científica da FICS foi implementado como ferramenta de desenvolvimento do pensamento científico e introdução à pesquisa aos estudantes, com o objetivo de fomentar o conhecimento.

As pesquisas destinam-se aos alunos dos cursos – presenciais e EAD – de bacharelado, tecnológicos e licenciatura, que têm a finalidade de desenvolver projetos que façam parte dos Grupos de Pesquisas da FICS.


Como Participar?

Edital de seleção divulgado semestralmente.


Quais as condições da Bolsa?

O projeto tem duração de oito meses, e o valor da bolsa será de 10%, calculado sobre a mensalidade do curso no qual o estudante está matriculado. O desconto total (de 80%) será aplicado sobre a mensalidade de dezembro do mesmo ano. O benefício não é cumulativo com os outros descontos já oferecidos pela Instituição.

Financiamento Privado

O que é?

O financiamento estudantil privado é uma modalidade de crédito pessoal, oferecida por instituições bancárias, com o objetivo de quitar as mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação em instituições particulares de educação superior.

Uma das grandes vantagens que o financiamento privado oferece é a possibilidade de contratação em qualquer período do ano, além da grande variedade de prazos e condições.


Como solicitar?

Consulte o Banco de sua preferência e verifique as condições ofertadas.

PROUNI

O que é?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal, oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.


Como Participar?

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato deve informar o número de inscrição no Enem e a senha mais recente usada no Enem.

Caso o candidato não se recorde do número de inscrição ou da senha do Enem, pode recuperá-los na página do Enem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.


Posso concorrer ao PROUNI?

Podem se inscrever no Prouni candidatos sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

FIES

O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas.


Como Participar?

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, de acordo com o calendário do MEC.

Candidatos que realizaram o ENEM, com nota mínima de 450 pontos e nota de redação superior a zero. Além disso, é preciso comprovar renda, de acordo com as modalidades disponíveis:

FIES: renda familiar per capita de até três salários mínimos;

P-FIES: renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.


Quais as condições do novo FIES?

  • Juros zero para os estudantes com renda familiar per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
  • Diferentes modalidades de financiamento, que variam conforme a renda familiar do candidato;
  • Maior prazo para a quitação da graduação (até 14 anos).

O AMBIENTE IDEAL PARA SUA CRIATIVIDADE