Critério para 5
adotando-se práticas exitosas ou inovadoras para a sua revisão.
Resumo
A Gestão Institucional interrelaciona os colegiados (CPA, NDE, Colegiado de Curso, Comitê Multidisciplinar, feedbacks externos) promovendo a identificação de melhorias impulsionando a inovação na gestão do curso. As atividades práticas planejadas para o curso reforçam a Política de Responsabilidade Social fortalecendo os atendimentos à comunidade na região de São Paulo.
Evidências
PPC - páginas 26 e 27 (item Integração com o campo de atuação do curso); Páginas 34 a 36 (item Programas de Extensão); Páginas 22 a 24 (item objetivos do curso).
Critério para 4
e claramente voltadas para a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso.
Resumo
Apoio constante ao egresso, observando as Diretrizes Curriculares na formação de competências também requeridas pelo mercado de trabalho. As ações de extensão como foco no desenvolvimento de Projetos e Ações expressam a oportunidade para o desenvolvimento da habilidades previstas nas competências do perfil do egresso, previstas tanto no PDI e no PPC.
Evidências
PPC - páginas 22 a 24 (item Objetivos do curso) .
Critério para 3
As políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa (quando for o caso), constantes no PDI, estão implantadas no âmbito do curso
Resumo
As políticas de ensino, extensão e pesquisa, atreladas às exigências do mercado de trabalho, estão claras no PPC e alinhadas ao PDI; também estão em sintonia com o mundo 4.0 e fundadas na observação dos Direitos Humanos e da sustentabilidade. Política de Pesquisa desenvolvida, com linhas de pesquisa estabelecidas abrangendo Educação Ambiental, Diversidade, Tecnologias, Educação e Saúde alinhando a produção do conhecimento associada à responsabilidade social.
Evidências
PDI - páginas 87 a 90 (políticas de ensino); páginas 90 a 92 (Pesquisa e Extensão) / PPC: políticas de ensino (graduação e pós-graduação) páginas 29 e 30 ; Iniciação Científica - páginas 33 e 34; Extensão páginas 34 a 36 . Regulamentos próprios de Pesquisa e Extensão.
Critério para 5
e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso..
Resumo
Os objetivos do curso, alinhados ao seu processo de desenvolvimento com ações sociais, ações de Extensão além do forte contexto tecnológico fundamentam novas práticas emergentes previstas no curso.
Evidências
PPC - páginas 34 a 36 ( item Política de Extensão); páginas 76 a 80 (item Atividades articuladas ao ensino)
Critério para 4
e características locais e regionais.
Resumo
Contextualização da IES em seus aspectos geográficos, sociais, econômicos e políticos, apoiada pela excelente localização de oferta de curso.
Evidências
PPC - páginas 13 a 20 (Item Contexto e Inserção Regional da IES)
Critério para 3
Os objetivos do curso estão implementados no PPC, considerando o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e o contexto educacional.
Resumo
Os objetivos do curso foram estabelecidos levando em consideração os seguintes critérios: 1) Diretrizes Nacionais específicas do curso; 2) Levantamento das condições socioeconômicas da região em que o curso é ofertado; 3) As exigências voltadas às habilidades e competências requeridas pela sociedade e mercado de trabalho, conforme debatido em NDE e Colegiado, e presente no PPC, incluindo a organização dos componentes curriculares.
Evidências
PPC - páginas 22 a 24 (Item Objetivo do Curso)
Critério para 5
sendo ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
Resumo
A implantação das práticas profissionais orientam o planejamento e direcionamento do Plano de Ação do Núcleo Docente Estruturante
Evidências
Plano de Ação do NDE; Regulamento do NDE.
Critério para 4
e as articula com necessidades locais e regionais..
Resumo
O PPC está adequado às necessidades locais e regionais, e às nacionais: "às necessidades do aluno e as demandas de setores do mercado, no contexto geral do país, em estágio avançado de inserção à economia global."
Evidências
PPC - páginas (item Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem entre Teoria e Prática – Projetos Integradores).
Critério para 3
O perfil profissional do egresso consta no PPC, está de acordo com as DCN (quando houver) e expressa as competências a serem desenvolvidas pelo discente..
Resumo
O perfil do egresso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, observando as Diretrizes que abrangem a Multidisciplinaridade (Educação Ambiental, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira e Africana, além das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação para os Direitos Humanos).
Evidências
PPC - páginas 38 a 40 (Conteúdos Curriculares); e Requisitos normativos e legais, página 22 .
Critério para 5
e apresenta elementos comprovadamente inovadores.
Resumo
Os projetos integradores se configuram como propostas inovadoras, tanto por possibilitar metodologias ativas, quanto por criar espaços para desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, no exercício de projetos inovadores.
Os alunos, por meio das práticas profissionais que preveem ao desenvolvimento de competências, vivenciam soluções e demandas do cotidiano. Os espaços físicos, localizados em grande ponto de referência em São Paulo inspira a prática profissional inovadora.
Evidências
PPC Páginas 40 a 42 (Item - Desenvolvimento do Processo de Ensino-Aprendizagem entre Teoria e Prática – Projetos Integradores)
Critério para 4
e explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação.
Resumo
Os componentes curriculares estão alinhados ao objetivo do curso e são a base de formação do perfil do egresso, desenvolvendo habilidades e competências previstas nas Diretrizes e pensadas pelo Colegiado do Curso (Coordenação, NDE e Docentes).
Evidência
PPC Páginas 42 a 61 ( Estrutura e Ementas).
Critério para 3
A estrutura curricular, constante no PPC e implementada, considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas-relógio) e evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta da disciplina de LIBRAS e mecanismos de familiarização com a modalidade a distância (quando for o caso).
Resumo
A Estrutura Curricular do curso privilegia a formação por competências e suas respectivas habilidades para o Egresso deste curso. Ao estruturar a concepção curricular, favoreceu-se a flexibilidade e a interdisciplinaridade e a acessibilidade metodológica, investindo em projetos práticos, com intuito de aplicar a teoria, alinhados com a identidade e com a missão institucional da FEPAC, assim como fomentam a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e nos compromissos da comunidade acadêmica, diferencial para nossas estratégias de aprendizagem. A IES observou, ainda, a necessidade e a preocupação com a compatibilidade da carga horária total (em horas-relógio). A Componente Curricular ofertada de Libras atende ao Decreto n.º 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a Lei n. º10.436, de 24 de abril de 2002.
Evidências
PPC Páginas 38 a 40 (item Estrutura Curricular); Página 22 (item - Requisitos Normativos e Legais).
Critério para 5
e induzem o contato com conhecimento recente e inovador.
Resumo
As práticas profissionais trazem um conhecimento recente e inovador
Evidências
PPC página 22 (Requisitos Legais) e Práticas Profissionais, p. 77.
Critério para 4
e diferenciam o curso dentro da área profissional.
Resumo
Os conteúdos com foco em tecnologia são um diferencial na estrutura curricular aproximando o egresso com o discurso contemporâneo com o mercado de trabalho. As práticas profissionais e as atividades complementares trazem um conhecimento recente e inovador.
Evidência
PPC página 22 (Requisitos Legais) e Práticas Profissionais, p. 77.
Critério para 3
Os conteúdos curriculares, constantes no PPC, promovem o efetivo desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando a atualização da área, a adequação das cargas horárias (em horas-relógio), a adequação da bibliografia, a acessibilidade metodológica, a abordagem de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
Resumo
Os conteúdos de relações étnico-raciais e de ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena são disponibilizados na disciplina Estudo das Relações Étnicos Raciais no oitavo semestre. A política de Educação ambiental se institucionaliza nas práticas e na disciplina Ética, moral e valores humanos, oferecida no segundo semestre. O atendimento especializado na instituição (NAAP/NAP) proporciona aos estudantes com autismo oportunidades de conviver com os demais discentes possibilitando o estímulo às suas capacidades interativas, impedindo o isolamento contínuo. A temática Direitos Humanos é trabalhada de forma transversal e interdisciplinar em eventos, discussões e abordagens diversas realizadas no decorrer do curso, como na própria disciplina acima.
Evidências
PPC página 22 (Requisitos Legais) e Matriz Curricular, p. 38.
Critério para 5
e é claramente inovadora e embasada em recursos que proporcionem aprendizagens diferenciadas dentro da área.
Resumo
Além das metodologias e dos Projetos Integradores, o Projeto do Curso prevê uma série de atividades que procuram articular o ensino à prática, tais como as startups.
Evidências
PPC páginas 40 a 42 e 77 a 78.
Critério para 4
e coaduna-se com práticas pedagógicas que estimulem a ação discente em uma relação teoria-prática.
Resumo
Os Projetos Integradores têm, como um de seus pilares, a proposta de promover práticas pedagógicas que aproximem teoria e prática, visando o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o profissional contemporâneo.
Evidências
Regulamento do Projeto Integrador, Regulamento de Pesquisa, Regulamento de Extensão.
Critério para 3
A metodologia, constante no PPC (e de acordo com as DCN, quando houver), atende ao desenvolvimento de conteúdos, às estratégias de aprendizagem, ao contínuo acompanhamento das atividades, à acessibilidade metodológica e à autonomia do discente.
Resumo
Propostas de metodologias diversificadas, ativas, com e seu uso de tecnologias, visando o amplo desempenho das competências e habilidades necessárias para o exercício profissional e da cidadania.
Evidências
PPC - páginas 66 a 76 (Metodologia).
Critério para 5
e interlocução institucionalizada da IES com o(s) ambiente(s) de estágio, que gere insumos para atualização das práticas do estágio.
Resumo
A FEPAC tem no lugar do estágio supervisionado as Práticas Profissionais - Startups, que suprem, com êxito, a importante vinculação do ensino com a prática profissional.
Evidências
PPC, item Práticas Profissionais - Startup, p. 77.
Critério para 4
e estratégias para gestão da integração entre ensino e mundo do trabalho, considerando as competências previstas no perfil do egresso.
Resumo
A FEPAC tem no lugar do estágio supervisionado as Práticas Profissionais - Startups, que suprem, com êxito, a importante vinculação do ensino com a prática profissional.
Evidências
PPC, item Práticas Profissionais - Startup, p. 77.
Critério para 3
O estágio curricular supervisionado está institucionalizado e contempla carga horária adequada, orientação cuja relação orientador/aluno seja compatível com as atividades, coordenação e supervisão e existência de convênios.
Resumo
A FEPAC tem no lugar do estágio supervisionado as Práticas Profissionais - Startups, que suprem, com êxito, a importante vinculação do ensino com a prática profissional.
Evidências
PPC, item Práticas Profissionais - Startup, p. 77.
Critério para 5
e a existência de mecanismos comprovadamente exitosos ou inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento.
Resumo
As atividades complementares estão institucionalizadas e consideram a carga horária, a diversidade de atividades e de formas de aproveitamento, a aderência à formação geral e específica do discente, constante no PPC, e o planejamento de mecanismos inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento. O Manual detalha os grupos de atividades que subsidiam as metas definidas na Política e Regulamento de Extensão.
Evidências
PDI, páginas 118, 135 a 137; PPC, páginas 78 e 79 e Regulamento de Atividades Complementares.
Critério para 4
e a aderência à formação geral e específica do discente, constante no PPC.
Resumo
As atividades complementares estão institucionalizadas e consideram a carga horária, a diversidade de atividades e de formas de aproveitamento, a aderência à formação geral e específica do discente, constante no PPC, e o planejamento de mecanismos inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento. O Manual detalha os grupos de atividades que subsidiam as metas definidas na Política e Regulamento de Extensão.
Evidências
PDI, páginas 118, 135 a 137; PPC, páginas 78 e 79 e Regulamento de Atividades Complementares.
Critério para 3
As atividades complementares estão institucionalizadas e consideram a carga horária, a diversidade de atividades e de formas de aproveitamento e a aderência à formação geral do discente, constante no PPC
Resumo
As atividades complementares estão institucionalizadas e consideram a carga horária, a diversidade de atividades e de formas de aproveitamento, a aderência à formação geral e específica do discente, constante no PPC, e o planejamento de mecanismos inovadores na sua regulação, gestão e aproveitamento. O Manual detalha os grupos de atividades que subsidiam as metas definidas na Política e Regulamento de Extensão.
Evidências
PDI, páginas 118, 135 a 137; PPC, páginas 78 e 79 e Regulamento de Atividades Complementares.
Critério para 5
e a disponibilização dos TCC em repositórios institucionais próprios, acessíveis pela internet.
Resumo
São desenvolvidos trabalhos semestrais a título de projeto integrador com a formatação ABNT com temáticas multi e interdisciplinares, práticas aplicadas em seu desenvolvimento. Os temas são explorados no PPC do curso.
Evidências
PDI, páginas 45 e 46; PPC, páginas 38 a 42.
Critério para 4
e a divulgação de manuais atualizados de apoio à produção dos trabalhos.
Resumo
Evidências
Critério para 3
O Trabalho de Conclusão de Curso está institucionalizado e considera carga horária, formas de apresentação, orientação e coordenação.
Resumo
Evidências
Critério para 5
e promove outras ações comprovadamente exitosas ou inovadoras
Resumo
A FEPAC tem um cuidado especial com apoio ao discente. Além das iniciativas anteriores, oferece também um conjunto de ações de apoio ao discente como o Núcleo de Orientação Psicopedagógica e a Clínica de Apoio Psicopedagógico, com programa de atendimento ao discente. O Programa de Nivelamento é um forte aliado ao desenvolvimento de competências voltadas a questão social, tecnológica e com temáticas específicas. Além disso, há apoio financeiro com oferecimento e bolsas para situações verificadas pela IES.
Evidências
Regulamento do NAAP/NAP. Programa de Nivelamento.
Critério para 4
e participação em centros acadêmicos ou intercâmbios nacionais e internacionais.
Resumo
Os colegiados prevêm a participação e envolvimento discente.
Evidência
PPC - página 90 ( item - Atlética).
Critério para 3
O apoio ao discente contempla ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental, monitoria, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, e apoio psicopedagógico.
Resumo
As políticas de atendimento aos discentes na FEPAC constituem em um desdobramento da missão institucional, com políticas de atendimento aos alunos, de modo a estimular a permanência discente.
Evidências
PPC - páginas 86 e 87 (item - Apoio ao Discente).
Critério para 5
e existência de processo de autoavaliação periódica
do curso.
Resumo
O delineamento do processo autoavaliativo periódico do curso tem o apoio dos serviços do NAP/NAAP, Comitês, Plano de Nivelamento, ações que, integradas, cumprem a missão institucional e promovem fortes indicadores no processo de autoavaliação. A participação ativa da CPA no processo de sensibilização e como referência nas ações de melhoria da Instituição se confirma por meio das agendas de acolhimento semestral com capacitação sobre o conceito e ações adotadas pela CPA orientando alunos e nas reuniões colegiadas de curso fornecendo dados específicos para direcionamento da gestão do curso.
Evidências
Atas da CPA; Relatório Parcial da CPA.
Critério para 4
com evidência da apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica.
Resumo
Os resultados da CPA são discutidos com a Direção Geral, as ações são implantadas e divulgadas nas midias para conhecimento de toda comunidade acadêmica. São realizados posts nas redes evidenciando as ações adotadas.
Evidências
Atas da CPA; Relatório Parcial da CPA; Plano de Ação do Coordenador do Curso; Plano de Ação do NDE.
Critério para 3
A gestão do curso é realizada considerando a autoavaliação institucional e o resultado das avaliações externas como insumo para aprimoramento contínuo do planejamento do curso.
Resumo
A gestão do curso é planejada e monitorada por meio dos colegiados (núcleo docente estruturante, comitê multidisciplinar, Plano de Ação do Coordenador, Comissão Própria de Avaliação, colegiado de curso). O PPC prevê a atualização do curso a partir das avaliações externas e a autoavaliação. A gestão dos indicadores abrange aspectos pedagógicos, de infraestrutura, práticas previstas no curso e extensão (feira científica, palestras, eventos).
Evidências
Regulamento da Comissão Própria de Avaliação.
Critério para 5
embasando ações corretivas e de aperfeiçoamento para o planejamento de atividades futuras.
Resumo
A definição dos Planos de Ação (do curso elaborado pelo coordenador, do NDE com as respectivas atas, da CPA com o monitoramento periódico, do comitê multidisciplinar) subsidiam de modo excelente as atividades futuras norteando a Instituição e o curso.
Evidências
Plano de Ação da CPA, Plano de Ação do Coordenador, Plano de Ação do NDE.
Critério para 4
e são avaliadas periodicamente por estudantes e equipe pedagógica do curso.
Resumo
O processo avaliativo contempla análise específica dos tutores além das disciplinas EAD também preverem avaliação pontual ao término das disciplinas.
Evidências
Relatório Parcial da CPA.
Critério para 3
As atividades de tutoria atendem às demandas didático-pedagógicas da estrutura curricular, considerando a mediação pedagógica junto aos discentes, inclusive em momentos presenciais, o domínio do conteúdo, de recursos e dos materiais didáticos e o acompanhamento dos discentes no processo formativo.
Resumo
A IES tem um corpo de tutores com atribuições definidas no PDI e no PPC, estruturadas no Plano de Gestão do EAD. Todos os tutores são professores formados na área de atuação. Os tutores organizam a trilha de aprendizagem dos alunos, criam as situações problema que disparam o processo de aprendizagem e acompanham o processo formativo dos alunos.
São suas responsabilidades, reportando ao coordenador do EaD, buscar os alunos que estão sem acesso ou/e estão com notas abaixo na média.
Evidências
Plano de Gestão do EAD, Relatório Parcial da CPA
Critério para 5
e há apoio institucional para adoção de práticas criativas e inovadoras para a permanência e êxito dos discentes.
Resumo
Núcleo de Educação a distância (NEAD) está subordinado à direção acadêmica. Como tal, há liberdade aos tutores e coordenador de sugerir programas e ações que possam ampliar a permanecia e êxito dos discentes.
Evidências
PPC. páginas 73 e 74 , Pasta da CPA.
Critério para 4
e são realizadas avaliações periódicas para identificar necessidade de capacitação dos tutores.
Resumo
O processo avaliativo contempla análise específica dos tutores além das disciplinas EAD também preverem avaliação pontual ao término das disciplinas.
Evidências
Plano de Gestão do EAD.
Critério para 3
Os conhecimentos, habilidades e atitudes da equipe de tutoria são adequados para a realização de suas atividades e suas ações estão alinhadas ao PPC, às
demandas comunicacionais e às tecnologias adotadas no curso.
Resumo
A IES tem um corpo de tutores com atribuições definidas no PDI e no PPC, estruturadas em documento próprio também.
Evidências
Plano de Gestão do EAD.
Critério para 5
e propiciam experiências diferenciadas de aprendizagem baseadas em seu uso.
Resumo
Todo e qualquer conteúdo de aprendizagem é tratado de modo a mobilizar os conhecimentos prévios, diante de um desafio, os quais chamamos Situação Problema. Tais situação colocam os alunos diante de problemas reais de sua profissão, com a finalidade de levarem a refletir e mobilizar o desejo de pesquisa para resolver o problema que, por ora, está a sua frente. Tempo posterior, o aluno será instrumentalizado a responder a situação problema, como os conhecimentos aprendidos na unidade de aprendizagem.
Além disso, o material didático articula texto, imagem, infográfico, vídeo. A diversificação garante que consigamos atingir todas as formas de aprender. As salas Geek e de Criatividade também auxiliam a consecução deste item.
Evidências
PPC página ; Plano de Gestão do EAD; Pasta da CPA; PPC, páginas 31 a 33 e 76; PDI página 182.
Critério para 4
e asseguram o acesso a materiais ou recursos didáticos a qualquer hora e lugar.
Resumo
O material (textos, exercícios, vídeos) é ofertado 24 horas e 7 dias na semana A plataforma está configurada para a melhor experiência, seja em mobile, Tablet ou Desktop.
Evidências
Plano de Gestão do EAD; PPC, páginas 31 a 33 e 76.
Critério para 3
As tecnologias de informação e comunicação adotadas no processo de ensino-aprendizagem possibilitam a execução do projeto pedagógico do curso e viabilizam a acessibilidade digital e comunicacional e a interatividade entre docentes, discentes e tutores (estes últimos, quando for o caso).
Resumo
Controle de produção e distribuição de material didático (Sagah) com uso das TICS, em conjunto com metodologias ativas. Estão inclusas as tecnologias assistivas nas plataformas e na biblioteca, inclusive com o oferecimento de laboratório de informática. Uso da plataforma MOODLE.
Evidências
PPC páginas 31 a 33 e 76.
Critério para 5
resultam em ações de melhoria contínua.
Resumo
As ações de melhoria são constantes e estão comprovadas no Plano de Ação da CPA e no Relatório Parcial da CPA.
Evidências
Relatório Parcial da CPA; Plano de Gestão do EAD; Plano de Ação da CPA
Critério para 4
e passa por avaliações periódicas devidamente documentadas.
Resumo
Cada unidade de aprendizagem é avaliada pelo aluno. A comprovação está no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além delas, os alunos são chamados a avaliar sua experiência de aprendizagem. Exemplo destas avaliações pode ser encontrado no arquivo Feedback_Dê o seu feedback! (U.A.01)
Somada a voz dos alunos, os colegiados e NDE discutem, junto a Equipe multidisciplinar, a eficiência e efetividade do Designer Institucional do AVA.
Evidências
Plano de Gestão do EAD
Critério para 3
O Ambiente Virtual de Aprendizagem, constante no PPC, apresenta materiais, recursos e tecnologias apropriadas, que possibilitam desenvolver a cooperação entre tutores, discentes e docentes, a reflexão sobre o conteúdo das disciplinas e a acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional.
Resumo
O Moodle, plataforma usada para mediação do ensino aprendizagem é conhecido mundialmente pela flexibilidade de possibilidade de interação entre os agentes do processo educacional. Acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional são alcançadas pelas possibilidades ofertadas nativamente na ferramenta. Além disso, para completar, o AVA da IES tem plugins, como Vlibra e outros, que permitem, àqueles com algum impedimento momentâneo ou permanente, continuar em seus estudos de modo autônomo. O bloco de acessibilidade está habilitado para todos.
Evidências
PPC Página 74; PDI páginas 194 e 195.
Critério para 5
com recursos comprovadamente inovadores.
Resumo
Neste ano, foi habilitado um recurso muito importante no Grupo A: a possibilidade de edição das Unidade de Aprendizagem. Com isso, o material desenvolvido pelo Sagah é o elemento mínimo. Os professores e tutores podem adaptá-los, adequá-los, criar e inovar. Ao lado disso, as ações de engajamento com gamificação permitem que a relação com o material didático e as atividades tenha um novo significado ao aluno.
Evidências
Plano de Gestão do EAD; Projeto Pedagógico Institucional; PPC páginas 145 a 147.
Critério para 4
e apresenta linguagem inclusiva e acessível.
Resumo
As disciplinas preveem linguagem inclusiva e acessível.
Evidências
Plano de Gestão do EAD
Critério para 3
O material didático descrito no PPC, disponibilizado aos discentes, elaborado ou validado pela equipe multidisciplinar (no caso de EAD) ou equivalente (no caso presencial), e possibilita desenvolver a formação definida no projeto pedagógico, considerando sua abrangência, aprofundamento e coerência teórica, sua acessibilidade metodológica e instrumental e a adequação da bibliografia às exigências da formação.
Resumo
O material didático é produzido pelo Grupo A. Sua experiência na produção e organização didática do conhecimento é conhecida e respeitada. A montagem das disciplinas, com sua organização a partir das unidades de aprendizagem, foram pensadas a partir do perfil do egresso previsto no PPC, pelos professores do curso. Com isso, garantiu-se a adequação da bibliografia às exigências da formação.
Evidências
Pasta do Comitê Multidisciplinar; PPC páginas 145 a 147.
Critério para 5
sendo adotadas ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas.
Resumo
O processo avaliativo contempla desafio profissional, avaliação formativa acompanhando tendências do ENADE, realização de práticas orientadas que caracterizam uma prática exitosa alinhada às necessidades de desenvolvimento proposta no PDI , PPI e PPC para formação do egresso.
Evidências
Projeto Pedagógico Institucional; PPC páginas 83 e 84; Pasta da CPA.
Critério para 4
com mecanismos que garantam sua natureza formativa.
Resumo
O formato da avaliação é processual e somativa e não se configurando tomadas de situação pontuais. O processo avaliativo está previsto no PPI, alinhado ao PPC do curso.
Evidências
Pasta da CPA; PPC páginas 83 e 84, PDI (Políticas de Ensino).
Critério para 3
Os procedimentos de acompanhamento e de avaliação, utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, atendem à concepção do curso definida no PPC, possibilitando o desenvolvimento e a autonomia do discente de forma contínua e efetiva, e implicam informações sistematizadas e disponibilizadas aos estudantes.
Resumo
O PPC apresenta um sistema de avaliação do curso de forma sistematizada e detalhada.
Evidências
Pasta da CPA; PPC páginas 83 e 84.
Critério para 5
e em pesquisas com a comunidade acadêmica, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente (e tutorial, na modalidade a distância) e às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa (esta última, quando for o caso).
Resumo
A escolha pela região da Avenida Paulista é o grande diferencial do curso presencial de Administração, proporcionando as condições ideais para o discente exercer e desenvolver a prática em ambiente atualizado, palco das principais mudanças políticas e econômicas, e, ainda, possibilitando fácil acesso a todos os recursos previstos no curso. O curso inspira inovação e acessibilidade pedagógica e de infra-estrutura. As instalações práticas de comunicação (labs de publicidade, ambiente geek) são um diferencial para o perfil do egresso possibilitando que este realmente se subsidie com os melhores recursos e condições promovidos pel estrutura física e tecnológica.
Evidências
Estudo do quantitativo e qualitativo do número de vagas. Projeto Pedagógico do Curso páginas 13 a 20; Estrutura Física PPC. página 111 em diante .
Critério para 4
O número de vagas para o curso está fundamentado em estudos periódicos, quantitativos e qualitativos, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente (e tutorial, na modalidade a distância) e às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa (esta última, quando for o caso).
Resumo
Além disso, a localização da oferta do curso atende de modo privilegiado a região de abrangência por ser um centro estratégico no Brasil, aproximando o ensino das práticas aplicadas tanto com relação às atividades de extensão e pesquisa.
Evidências
PPC. páginas 13 a 20.
Critério para 3
O número de vagas para o curso está fundamentado em estudos quantitativos e qualitativos, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente (e tutorial, na modalidade a distância) e às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa (esta última, quando for o caso).
Resumo
O número de vagas está fundamentado em estudos quantitativos e qualitativos, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente presencial e também para as disciplinas à distância (com coordenação de ensino a distância específica), possibilitando o uso de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa.
Evidências
Estudo do quantitativo e qualitativo do número de vagas. Projeto Pedagógico do Curso páginas 13 a 20.