FPAC - Reconhecimento do curso de Administração

RELATÓRIO - DIMENSÃO 2


INDICADOR 1 - Núcleo Docente Estruturante – NDE

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e mantém parte de seus membros desde o último ato regulatório.

Resumo

Parte dos professores presentes na penúltima composição do NDE está presente na atual formação, conforme se constatam nas Atas do referido núcleo.

Evidências

Ata 01 de 2020 e Atas 01 e 04 de 2022 do NDE.

Critério para 4

realizando estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante e analisando a adequação do perfil do egresso, considerando as DCN e as novas demandas do mundo do trabalho.

Resumo

O Professor Mestre Ricardo Portiolli figura como presidente do NDE e coodenador do Curso, pois possui experiência anterior em coordenação de curso de graduação, já tendo realizado cursos voltados a essa atividade. O PPC foi pensado para ser mantido em constante aprimoramento, pois o perfil da FPAC, e do aluno de Administração, que esteja dentro do DNA da instituição, exigirá uma constante atualização do curso para as novas tecnologias e novas atuações profissionais.

Evidências

Regulamento do NDE; PPC, páginas 93 e 94.

Critério para 3

O NDE possui, no mínimo, 5 docentes do curso; seus membros atuarão em regime de tempo integral ou parcial (mínimo de 20% em tempo integral); pelo menos 60% de seus membros possuem titulação stricto sensu; e atua no acompanhamento, na consolidação e na atualização do PPC.

Resumo

Todos os professores (100%) que se reuniram para compor o NDE possuem titulação stricto sensu. 40% deles em tempo integral e 60% em tempo parcial. Após várias conversas sobre criar o curso com um perfil diferenciado, a equipe surgiu a partir de contatos dos membros em eventos acadêmicos, programas de pós-graduação, e atuação profissional e docente. Sua constituição foi pensada para ter professores com experiências e atuações diversas, nos campos da educação, administração, ciências sociais, direito e engenharia. 

Evidências

Regulamento do NDE; PPC, páginas 93 e 94.

INDICADOR 2 - Equipe multidisciplinar

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e processos de trabalho formalizados.

Resumo

A equipe multidisciplinar possui processos de trabalho formalizados, conforme PDI, PPC e documentos anexos.

Evidências

PDI página 66 e 120, PPC página 94 e Plano de Trabalho da Equipe Multidisciplinar 2022.

Critério para 4

e possui plano de ação documentado e implementado.

Resumo

A equipe multidisciplinar possui plano de ação previsto no PDI, no PPC e nos documentos anexos, devidamente implementado na Faculdade Paulista de Comunicação.

Evidências

Plano de Trabalho da Equipe Multidisciplinar 2022.

Critério para 3

A equipe multidisciplinar, estabelecida em consonância com o PPC, é constituída por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, é responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e os recursos educacionais para a educação a distância.

Resumo

A equipe multidisciplinar é constituída por coordenadores e professores de cursos diversos, com formações em áreas distintas do saber e também por profissionais da área de TI e de marketing. 

Evidências

Plano de Trabalho da Equipe Multidisciplinar 2022; Portaria 151 da Diretoria Geral. 

INDICADOR 3 - Atuação do Coordenador

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e administra a potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua.

Resumo

O corpo docente foi distribuído nas disciplinas conforme o perfil individual dos professores, inclusive com atuação conjunta de professores nas disciplinas que envolvem conhecimentos mais específicos.

Evidências

Composição Docente e Plano Individual de Trabalho . PPC, páginas 98 a 103.

Critério para 4

é pautada em um plano de ação documentado e compartilhado e dispõe de indicadores de desempenho da coordenação disponíveis e públicos.

Resumo

Nas reuniões do tem sido apresentada a necessidade de uma constante avaliação do curso e verificação da sua adequação às necessidades atuais da sociedade. O Plano de Ação do Coordenador do Curso, que prevê a atuação do coordenador e o processo de constante avaliação do curso, foi debatido e aprovado por seus membros.

Evidências

Atas do NDE. Plano de Ação do Coordenador.

Critério para 3

A atuação do coordenador está de acordo com o PPC e atende à demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes e discentes, com tutores e equipe multidisciplinar (quando for o caso) e a representatividade nos colegiados superiores.

Resumo

O coordenador do Curso, Professor Mestre Ricardo Portiolli, tem regime de trabalho integral, trabalha com o corpo docente há anos e tem atuação junto ao corpo discente antes mesmo de assumir a coordenação do curso.

Evidências

Atas do NDE. Plano de Ação do Coordenador e PPC páginas 94 a 96.

INDICADOR 4 - Regime de trabalho do coordenador de curso 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e proporciona a administração da potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua.

Resumo

A composição e distribuição do corpo docente pelo curso, a satisfação dos profissionais com a coordenação evidenciam a boa administração e disposição da potencialidade dos professores e tutores do curso.

Evidências

Atas do NDE. Plano de Ação do Coordenador. Composição Docente e Plano Individual de Trabalho.

Critério para 4

por meio de um plano de ação documentado e compartilhado, com indicadores disponíveis e públicos com relação ao desempenho da coordenação

Resumo

O coordenador tem seu Plano de Ação do Coordenador, conhecido pela instituição e pelos corpos discente e docente. 

Evidências

Atas do NDE. Plano de Ação do Coordenador.

Critério para 3

O regime de trabalho do coordenador é de tempo parcial ou integral e permite o atendimento da demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes, discentes, tutores e equipe multidisciplinar (quando for o caso) e a representatividade nos colegiados superiores.

Resumo

O coordenador tem tempo de trabalho integral, conforme documentos e o PPC do curso.

Evidências

PPC página 98 e pasta de documentos do coordenador.

INDICADOR 5 - Corpo docente: titulação 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e incentivar a produção do conhecimento, por meio de grupos de estudo ou de pesquisa e da publicação.

Resumo

A maioria dos professores do curso participa de grupos de pesquisa, grupos de estudos, estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu, em processo de doutoramento, ou como professores dos programas de pós-graduação. Individualmente, já atuam em iniciação científica, organização de congressos e incentivo à publicação de alunos, por meio de organização de obras coletivas, revistas científicas, etc.

Evidências

PPC, páginas 98 a 106 e Composição Docente e Plano Individual de Trabalho.

Critério para 4

e proporciona o acesso a conteúdos de pesquisa de ponta, relacionando-os aos objetivos das disciplinas e ao perfil do egresso.

Resumo

A composição do corpo docente foi conseguida a partir do objetivo de se manter a rodução dos professores e tutores, permitindo e incentivando a participação em grupos de pesquisa, eventos científicos, de forma a contribuir e reforçar a boa formação dos estudantes.

Evidências

Composição Docente e Plano Individual de Trabalho. PPC, páginas 98 a 110; Plano de Carreira Docente.

Critério para 3

O corpo docente analisa os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente, e fomenta o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta.

Resumo

O Professor Ricardo Portiolli, analisando a titulação do corpo docente e em momentos de consulta individual sobre a carreira de cada um, atuação e projetos já desenvolvidos, e ouvindo e compartilhando com o NDE do curso, apresentou e aprovou a distribuição das disciplinas pensando tanto o perfil docente quanto a manutenção do docente no curso, em constante contato com os alunos de variados períodos.

Evidências

Ata número 3 do NDE de 2021; Ata número 1 de 2022 do NDE.

INDICADOR 6 - Regime de trabalho do corpo docente do curso 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

utilizados no planejamento e gestão para melhoria contínua.

Resumo

No plano de carreira, há a previsão para melhoria e capacitação contínua do corpo docente, com treinamentos em tecnologias e capacitação metodológicas.

Evidências

Plano de Carreira páginas 10, 11, 13 e 14 

Critério para 4

havendo documentação descritiva sobre como as atribuições individuais dos professores serão registradas, considerando a carga horária total por atividade.

Resumo

O Plano Individual de Trabalho Docente descreve claramente as atribuições de cada professor do curso de Administração da FEPAC, com atividades e respectivas cargas horárias.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 3

O regime de trabalho do corpo docente permite o atendimento integral da demanda, considerando a dedicação à docência, o atendimento aos discentes, a participação no colegiado, o planejamento didático e a preparação e correção das avaliações de aprendizagem.

Resumo

O Curso conta com 30 % dos professores em tempo integral e 70% em regime parcial.

Evidências

PPC páginas 98 a 103 e Composição Docente e Plano Individual de Trabalho. 

INDICADOR 7 - Experiência profissional do docente 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e analisar as competências previstas no PPC considerando o conteúdo abordado e a profissão.

Resumo

A expertise dos professores da FEPAC permite analisar e aproximar as competências previstas no PPC com o conteúdo abordado e a profissão do Administrador.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 103.

Critério para 4

e promover compreensão da aplicação da interdisciplinaridade no contexto laboral.

Resumo

O corpo docente da instituição está apto, pela sua experiência profissional, dentro e fora de sala de aula, a promover a compreensão da importância e aplicação da interdisciplinaridade no âmbito profissional/laboral.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 103.

Critério para 3

O corpo docente possui experiência profissional no mundo do trabalho, que permite apresentar exemplos contextualizados com relação a problemas práticos, de aplicação da teoria ministrada em diferentes unidades curriculares em relação ao fazer profissional e atualizar-se com relação à interação conteúdo e prática

Resumo

A experiência do corpo docente da FEPAC está adequada ao perfil do egresso do curso, conforme síntese da experiência apontada no referido relatório no documento anexo.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 103.

INDICADOR 8 - Experiência no exercício da docência na educação básica

não se aplica

INDICADOR 9 - Experiência no exercício da docência superior

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

exerce liderança e é reconhecido pela sua produção.

Resumo

O corpo docente é constituído por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação por sua liderança e produção acadêmica e profissional.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 103.

Critério para 4

e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período.

Resumo

A experiência em sala de aula dos professores do curso contém a prática de avaliações diagnósticas, formativas e somativas, no intuito de redefinir suas práticas docentes.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 103.

Critério para 3

O corpo docente possui experiência na docência superior para promover ações que permitem identificar as dificuldades dos discentes, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de discentes com dificuldades.

Resumo

Há relatório comprovando que o corpo docente da FEPAC tem experiência suficiente para promover as ações necessárias a identificar e dar encaminhamentos às dificuldades que porventura apareçam no decorrer do curso e de cada disciplina, promovendo uma aprendizagem significativa e efetiva.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 103.

INDICADOR 10 - Experiência no exercício da docência na educação a distância 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

exerce liderança e é reconhecido pela sua produção.

Resumo

O corpo docente é constituído por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação por sua liderança e produção acadêmica e profissional.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 106.

Critério para 4

e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período.

Resumo

A experiência em educação à distância dos professores do curso contém a prática de avaliações diagnósticas, formativas e somativas, no intuito de redefinir suas práticas docentes.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 106.

Critério para 3

A experiência do corpo docente no exercício da docência na educação a distância permite identificar as dificuldades dos discentes, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de discentes com dificuldades.

Resumo

Há relatório comprovando que o corpo docente da FEPAC tem experiência suficiente em educação à distância para promover as ações necessárias a identificar e dar encaminhamentos às dificuldades que porventura apareçam no decorrer do curso e de cada disciplina, promovendo uma aprendizagem significativa e efetiva.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 98 a 106.

INDICADOR 11 - Experiência no exercício da tutoria na educação a distância

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e orientar os alunos, sugerindo atividades e leituras complementares que auxiliam sua formação.

Resumo

Os tutores da FEPAC possuem experiência suficiente na orientação, suporte e auxílio aos alunos para atividades, leituras e formação.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 103 a 106.

Critério para 4

e demonstrar inequívoca qualidade no relacionamento com os estudantes, incrementando processos de ensino aprendizagem.

Resumo

Os tutores da FEPAC possuem expertise e qualidade no relacionamento com estudantes, incrementando os processos de ensino aprendizagem.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 103 a 106.

Critério para 3

A experiência do corpo tutorial permite fornecer suporte às atividades dos docentes e realizar mediação pedagógica junto aos discentes.

Resumo

O relatório de estudo aponta que a experiência do corpo tutorial da FEPAC tem capacidade para promover uma aprendizagem significativa e dar suporte aos discentes do curso de Administração.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 103 a 106.

INDICADOR 12 - Atuação do colegiado de curso ou equivalente

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e realiza avaliação periódica sobre seu desempenho, para implementação ou ajuste de práticas de gestão.

Resumo

Os Artigos 3o. e 6o. do Regulamento do Colegiado de Curso prevêem sua avaliação periódica para ajustes e melhorias de práticas de gestão.

Evidências

Regulamento do Colegiado, PDI página 65 e Atas do Colegiado.

Critério para 4

e dispõe sistema de suporte ao registro, acompanhamento e execução de seus processos e decisões.

Resumo

Os Artigos 3o. e 4o. do Regulamento do Colegiado de Curso prevêem o suporte ao registro e acompanhamento e execução de processos e decisões. 

Evidências

Regulamento do Colegiado e PDI página 65.

Critério para 3

O colegiado atua, está institucionalizado, possui representatividade dos segmentos, reúne-se com periodicidade determinada, sendo suas reuniões e as decisões associadas devidamente registradas, havendo um fluxo determinado para o encaminhamento das decisões.

Resumo

O Regulamento do Colegiado de Curso prevê claramente sua institucionalização, a representatividade dos segmentos do curso e da instituição, com dois docentes do curso escolhidos por seus pares, além de um discente, todos com mandato de um ano, além de reuniões periódicas e registro de suas decisões.

Evidências

Regulamento do Colegiado e PDI página 65.

INDICADOR 13 - Titulação e formação do corpo de tutores do curso  

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

a maioria possui titulação obtida em pós-graduação stricto sensu.

Resumo

100% dos tutores possuem titulação obtida em pós-graduação stricto sensu.

Evidências

PPC páginas 103 a 106 e pasta de documentos tutores do curso.

Critério para 4

e a maioria possui titulação obtida em pós-graduação lato sensu.

Resumo

100% dos tutores possuem titulação obtida em pós-graduação lato sensu.

Evidências

PPC páginas 103 a 106 e pasta de documentos tutores do curso.

Critério para 3

Todos os tutores previstos são graduados na área da disciplina pelas quais são responsáveis.

Resumo

Todos os tutores previstos são graduados na área da disciplina pelas quais são responsáveis.

Evidências

PPC páginas 103 a 106 e pasta de documentos tutores do curso.

INDICADOR 14 - Experiência do corpo de tutores em educação a distância

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e adota práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras no contexto da modalidade a distância.

Resumo

O Núcleo de EaD da FEPAC, por meio de sua coordenação, já póssui expertise para auxiliar e reforçar as práticas exitosas que os tutores possuem em sua experiência profissional em ensino à distância.

Evidências

Plano Individual de Trabalho; PPC páginas 118 e 199 e PDI página 185.

Critério para 4

e elaborar atividades específicas, em colaboração com os docentes, para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades.

Resumo

A interlocução dos tutores e dos docentes do curso está institucionalizada e prevista para o curso de Administração, de forma a promover a aprendizagem de alunos com dificuldades por meio de atividades específicas.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 103 a 106.

Critério para 3

O corpo de tutores possui experiência em educação a distância que permite identificar as dificuldades dos discentes, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma e apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares.

Resumo

A experiência do corpo de tutores está expresso em relatório e demonstra a capacidade de cada tutor em identificar as dificuldades dos alunos e adequar a linguagem e os exemplos aos conteúdos de cada componente curricular.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e PPC páginas 103 a 106.

INDICADOR  15 - Interação entre tutores 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e são realizadas avaliações periódicas para a identificação de problemas ou incremento na interação entre os interlocutores.

Resumo

No Plano de Gestão do EaD estão previstas avaliações periódicas no processo de ensino aprendizagem, bem como da equipe pedagógica. Essas avaliações, previstas e executadas em sintonia com a CPA, embasam as ações corretivas e melhoria contínua da IES

Evidências

Atas do NDE e Plano de Gestão de EaD.

Critério para 4

e há planejamento devidamente documentado de interação para encaminhamento de questões do curso.

Resumo

A partir das reuniões e interações periódicas entre tutores, docentes e coordenador de curso, o Plano de Gestão do EaD prevê a análise e considera as discussões entabuladas para encaminhar questões do curso visando seu aprimoramento a partir da avaliação feita sobre cada disciplina, em particular, e de todas em seu conjunto, a partir de uma análise mais ampla.  

Evidências

Atas do NDE e Plano de Gestão de EaD.

Critério para 3

Há interação, explicitada no PPC, que garante a mediação e a articulação entre tutores, docentes e coordenador do curso.

Resumo

No Plano de Gestão do EaD estão previstas reuniões e interações periódicas entre tutores, docentes e coordenador de curso para melhor acompanhamento das disciplinas e do curso e o PPC explicita essas ações.

Evidências

PPC página 104 e Plano de Gestão de EaD.

INDICADOR 16 - Produção científica, cultural, artística ou tecnológica

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

no mínimo, 9 produções nos últimos 3 anos.

Resumo

50% do corpo docente possui no mínimo 9 produções nos últimos 3 anos.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e Planilha da IES para os Avaliadores.

Critério para 4

no mínimo, 7 produções nos últimos 3 anos.

Resumo

60% do corpo docente possui no mínimo 7 produções nos últimos 3 anos.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e Planilha da IES para os Avaliadores.

Critério para 3

Pelo menos 50% dos docentes possuem, no mínimo, 4 produções nos últimos 3 anos.

Resumo

Mais de 50% do corpo docente possui no mínimo 4 produções nos últimos 3 anos.

Evidências

Plano Individual de Trabalho e Planilha da IES para os Avaliadores.