Critério para 5
e para a guarda de material e equipamentos pessoais, com segurança.
Resumo
As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág 182 e PPC páginas 114 a 119.
Critério para 4
e garantem privacidade para uso dos recursos e para o atendimento a discentes e orientandos.
Resumo
Há espaço suficiente para atendimento a discentes e orientando com privacidade.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 e PPC páginas 114 a 119.
Critério para 3
Os espaços de trabalho para docentes em Tempo Integral viabilizam
ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico, atendem às
necessidades institucionais e possuem recursos de tecnologias da informação
e comunicação apropriados.
Resumo
Os professores contam com sala de professores e de reuniões, devidamente equipada, além de gabinetes de trabalho preparados também para atendimento de orientandos. As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos de multimídia para apoio e suporte. Há de mencionar que os laboratórios práticos (laboratórios de comunicação), ambientes geek inspiram inovação e contribuem para a inovação do curso, estando abertos aos docentes (horistas, tempo parcial e integral).
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 e PPC páginas 114 a 119.
Critério para 5
e dispõe de infraestrutura tecnológica diferenciada, que possibilita formas distintas de trabalho.
Resumo
Coordenação conta com sala específica, devidamente equipada, além de gabinetes de trabalho preparados também para atendimento de alunos. As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 / PPC PÁG 114 a 119.
Critério para 4
e permite o atendimento de indivíduos ou grupos com privacidade.
Resumo
Há espaço suficiente para atendimento a discentes e grupos com privacidade.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 / PPC PÁG 114 a 119.
Critério para 3
O espaço de trabalho para o coordenador viabiliza as ações acadêmicoadministrativas, possui equipamentos adequados e atende às necessidades
institucionais.
Resumo
A Coordenação conta com sala específica, devidamente equipada, além de gabinetes de trabalho preparados também para atendimento de alunos. As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 / PPC PÁG 114 a 119.
Critério para 5
e dispõe de apoio técnico-administrativo próprio e espaço para a guarda de equipamentos e materiais.
Resumo
Professores contam com sala de professores e de reuniões, devidamente equipada, além de gabinetes de trabalho preparados também para atendimento de orientandos. As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos. Os espaços de uso comum contem excelente apoio de infraestrutura física de comunicação e diferentes mídias explorando formas contemporâneas de comunicação e aprendizagem.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 / PPC PÁG 114 a 119.
Critério para 4
permite o descanso e atividades de lazer e integração
Resumo
Professores contam com sala de professores e de reuniões, devidamente equipada, além de gabinetes de trabalho preparados também para atendimento de orientandos. As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182 / PPC PÁG 114 a 119.
Critério para 3
A sala coletiva de professores viabiliza o trabalho docente, apresenta
acessibilidade e possui recursos de tecnologias da informação e comunicação
apropriados para o quantitativo de docentes.
Resumo
Professores contam com sala de professores e de reuniões, devidamente equipada, além de gabinetes de trabalho preparados também para atendimento de orientandos. As salas contém espaços de armazenamento de materiais e equipamentos.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 182/ PPC PÁG 114 a 119.
Critério para 5
e possuem outros recursos cuja utilização é comprovadamente exitosa.
Resumo
A IES apresenta outros espaços para realização de atividades de ensino e aprendizagem, como coworking space, laboratórios específicos, laboratório de informática, e condições para realização de práticas inovadoras e exitosas, com uso de ferramentas tecnológicas, além da biblioteca.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 184 e 185 / PPC PÁG 116 e 177.
Critério para 4
e flexibilidade relacionada às configurações espaciais, oportunizando distintas situações de ensino-aprendizagem.
Resumo
A IES apresenta outros espaços para realização de atividades de ensino e aprendizagem, como coworking space, laboratórios específicos, laboratório de informática, e condições para realização de práticas inovadoras e exitosas, com uso de ferramentas tecnológicas, além da biblioteca.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 184 e 185 / PPC PÁG 116 e 177.
Critério para 3
As salas de aula atendem às necessidades institucionais e do curso, apresentando manutenção periódica, conforto e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades a serem desenvolvidas.
Resumo
Salas de aula atendem às necessidades dos estudantes, tanto em mobiliário e acessibilidade, quanto em equipamentos disponíveis para a realização das aulas.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 184 e 185 / PPC PÁG 116 e 177.
Critério para 5
e passa por avaliação periódica de sua adequação, qualidade e pertinência.
Resumo
Possui laboratório de informática com equipamentos e mobiliário suficiente para utilização pelos alunos, observando-se a relação vagas/equipamentos/mobiliário. Os equipamentos, além de suficientes, são atualizados e com manutenção periódica.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 185/ PPC PÁG 117 a 119.
Critério para 4
e possui hardware e software atualizados.
Resumo
Possui laboratório de informática com equipamentos e mobiliário suficiente para utilização pelos alunos, observando-se a relação vagas/equipamentos/mobiliário. Os esquipamentos, além de suficientes, são atualizados e com manutanção periódica.
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 185/ PPC PÁG 117 a 119.
Critério para 3
O laboratório de informática, ou outro meio de acesso a equipamentos de informática pelos discentes, atende às necessidades institucionais e do curso em relação à disponibilidade de equipamentos, ao conforto, à estabilidade e velocidade de acesso à internet, à rede sem fio e à adequação do espaço físico.
Resumo
Possui laboratório de informática com equipamentos e mobiliário suficiente para utilização pelos alunos, observando-se a relação vagas/equipamentos/mobiliário. Os esquipamentos, além de suficientes, são atualizados e com manutanção periódica..
Evidências
PDI EIXO 5 - pág. 185/ PPC PÁG 117 a 119.
Critério para 5
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Resumo
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Evidências
Plano de Contingência da Biblioteca
Critério para 4
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas UC
Resumo
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas Unidades Curriculares.
Evidências
Contrato da Biblioteca Virtual
Critério para 3
O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES. O acervo da bibliografia básica é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC. Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia básica da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo. Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
Resumo
O acervo físico está tombado com acessos a obras físicas e digitais. Os acessos digitais são realizados de modo contínuo, ininterrupto, sem qualquer limitação de acesso. Os conteúdos descritos no PPC foram avalizados pelos docentes de suas respectivas especialidades, referendados pelo NDE em relatório de adquação e reuniões específicas de discussão da temática. A biblioteca digital traz, além dos títulos físicos, obras atualizadas com discussões contemporâneas possibilitando ainda acesso via internet, com total acessibilidade e soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
Evidências
PDI páginas 188 a 190; PPC páginas 119 a 123 e Pasta "Biblioteca" no site da avaliação.
Critério para 5
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Resumo
O acervo é gerenciado de modo a atualizar a quantidade de exemplares e/ou assinaturas de acesso mais demandadas, sendo adotado plano de contingência para a garantia do acesso e do serviço.
Evidências
Pasta da biblioteca (Plano de Contingência da Biblioteca, Plano de Manutenção do Acervo), Contrato biblioteca digital.
Critério para 4
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que complementam o conteúdo administrado nas UC.
Resumo
O acervo possui exemplares, ou assinaturas de acesso virtual, de periódicos especializados que suplementam o conteúdo administrado nas Unidades Curriculares.
Evidências
Pasta da biblioteca (Plano de Contingência da Biblioteca, Plano de Manutenção do Acervo), Contrato biblioteca digital.
Critério para 3
O acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES. O acervo da bibliografia complementar é adequado em relação às unidades curriculares e aos conteúdos descritos no PPC e está atualizado, considerando a natureza das UC. Da mesma forma, está referendado por relatório de adequação, assinado pelo NDE, comprovando a compatibilidade, em cada bibliografia complementar da UC, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo. Nos casos dos títulos virtuais, há garantia de acesso físico na IES, com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda e à oferta ininterrupta via internet, bem como de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
Resumo
O acervo físico está tombado com acessos a obras físicas e digitais. Os acessos digitais são realizados de modo contínuo, ininterrupto sem qualquer limitação de acesso. Os conteúdos descritos no PPC foram avalizados pelos docentes de suas respectivas especialidades, referendados pelo NDE em relatório de adquação e reuniões específicas de discussão da temática. A biblioteca digital traz, além dos títulos físicos, obras atualizadas com discussões contemporâneas possibilitando ainda acesso via internet, com total acessibilidade e soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem.
Evidências
Pasta da biblioteca (Plano de Contingência da Biblioteca, Plano de Manutenção do Acervo), Contrato biblioteca digital.
Critério para 5
com uso de indicadores bem definidos.
Resumo
As disciplinas a distância que fazem uso dos materiais didáticos têm avaliação pontual ao final dos estudos, oportunizando a Coordenadoria do EAD e infraestrutura de apoio adotarem as medidas necessárias para melhorias. A CPA, de modo semestral, também contempla indicadores definidos para controle e produção de material didático.
Evidências
Plano de Gestão do EAD, Equipe Multidisciplinar e PPC páginas 145 a 147.
Critério para 4
e dispõe de um sistema informatizado de acompanhamento para gerenciamento dos processos.
Resumo
O PPC prevê a produção, controle e distribuição de material didático, o que acontece com o uso dos conteúdos da empresa Sagah, através do AVA, que utiliza a plataforma MOODLE. Esse material obedece ao planejamento e à adequação de conteúdos conforme definido pelo NDE e Colegiado no Plano de Aprendizagem
Evidências
Plano de Gestão do EAD, Equipe Multidisciplinar e PPC páginas 145 a 147.
Critério para 3
O processo de controle de produção ou distribuição de material didático está formalizado, atende à demanda e possui plano de contingência para a garantia de continuidade de funcionamento.
Resumo
O PPC prevê a produção, controle e distribuição de material didático, o que acontece com o uso dos conteúdos da empresa Sagah, através do AVA, que utiliza a plataforma MOODLE. Esse material obedece ao planejamento e à adequação de conteúdos conforme definido pelo NDE e Colegiado no Plano de Aprendizagem
Evidências
Plano de Gestão do EAD, Equipe Multidisciplinar e PPC páginas 145 a 147.
Critério para 5
as quais passam por avaliações periódicas devidamente documentadas, que resultam em ações
de melhoria contínua.
Resumo
O PPC prevê a atualização do curso a partir das avaliações externas e a autoavaliação. Desenvolveu um sistema contendo vários tipos de instrumentos avaliativos, tanto da aprendizagem, quanto do próprio curso, em função dos indicadores internos e externos, como os exames nacionais, além da incorporação de observações de comissões externas de avaliação. Todos os resultados são levados ao NDE e ao Colegiado do curso, para o constante aprimoramento da qualidade do curso.
Evidências
PDI - páginas 40, 45 e 94 a 96 / PPC PÁG 77 e 116; Atas do NDE e da CPA.
Critério para 4
que possibilitam experiências diferenciadas de aprendizagem.
Resumo
O PPC apresenta os projetos integradores e práticas profissionais. Para tanto, utiliza-se das instalações da IES para desenvolvimento de suas atividades, possibilitando experiências diferenciadas e inovadoras, incluindo pesquisas de iniciação científica e projetos de extensão.
Evidências
PDI - páginas 40, 45 e 94 a 96 / PPC PÁG 77 e 116.
Critério para 3
Os ambientes profissionais estão articulados com a sede ou com os polos onde há oferta do curso e atendem aos objetivos constantes no PPC, considerando a função de espaços complementares para práticas laboratoriais e/ou profissionais.
Resumo
O PPC apresenta os projetos integradores e práticas profissionais. Para tanto, utiliza-se das instalações da IES para desenvolvimento de suas atividades, possibilitando experiências diferenciadas e inovadoras, incluindo pesquisas de iniciação científica e projetos de extensão.
Evidências
PDI - páginas 40, 45 e 94 a 96 / PPC PÁG 77.