No dia 13 de março de 2020, a Faculdade Paulista de Comunicação – FPAC – teve a honra de receber como convidado, o profissional responsável pela comunicação da OSC Pimp My Carroça. A aula foi conduzida pela professora Mariana Babalin, que recebeu como convidado o João Bourroul, jornalista formado que cuida da comunicação da organização.A experiência proporcionou aos alunos de Relações Públicas do 7º semestre, entenderem como na prática ações do 3º setor podem ser eficazes, ajudar pessoas e transformar comunidades.

Vencedor de diversos prêmios, Pimp My Carroça, fundado pelo artivista Mundano, é responsável por ajudar os atores sociais da reciclagem, chamados de catadores, a promover cada vez mais mudanças para o meio ambiente e na luta contra o preconceito. Para isto criaram-se ações como: Cooperativas em São Paulo, Salvador e Recife; Parcerias com marcas e influenciadores; Pimp Nosso Ecoponto; Desafios e atividades, entre outros. Além disso, a OSC também criou o app Cataki, plataforma que permite o relacionamento entre catadores e quem deseja reciclar, oferecendo dessa forma uma renda extra aos profissionais responsáveis pela sustentabilidade do país.

Invisíveis perante grande parte da sociedade, estes profissionais exercem um trabalho que é reconhecido pelos Ministérios do Trabalho e Emprego desde 2002,  que nos mostra quem realmente transforma a qualidade de vida no Brasil.

A frase “Eu sou a tal sustentabilidade” retrata muito bem a importância dos catadores na sociedade em que vivemos, e deixo um questionamento em aberto e espero que reflitam: Sem eles, como seria nossa qualidade de vida? Será que o planeta não estaria mais doente?