Estamos atualmente vivendo um período de recesso acadêmico e contando os dias para o início de mais um semestre produtivo e de muito aprendizado na Faculdade Paulista de Comunicação. Mesmo durante as férias, os alunos da FPAC ainda pensam nos pontos positivos e nas conquistas do semestre anterior como por exemplo, a apresentação dos famosos Projetos Integrados (também conhecido como PI).

Durante os meses de aula, os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet precisam planejar, desenvolver e apresentar o PI aos professores mostrando o que puderam aprender ao longo do semestre. Este projeto acadêmico também possui uma peculiaridade recorrente na cultura da FPAC, a de integração entre os alunos dos mais diferentes cursos.

“A FPAC tem uma linha de raciocínio com o aluno que é a de integração. Uma das coisas que eu mais gosto pessoalmente é ver na mesma sala alunos de RTVI, Relações Públicas e Publicidade, estudantes com cabeças muito diferentes, mas que vão se completando, e o fato de realizar projetos integrados desde o primeiro semestre ajuda bastante”, conta o professor Bruno Arruda.

Os projetos integrados

A cada semestre, os projetos mudam de acordo com o tema abordado em cada etapa da trajetória acadêmica do estudante e como aquilo que é relevante para se discutir na sociedade. Os nossos calouros de 2021/1, por exemplo, precisaram escolher diversas regiões do Brasil e por meio de um blog, mostrar os atrativos dessa localidade em tempos de pandemia. O grupo de Laura Nazareth, do 1º semestre de Relações Públicas, escolheu Belém, capital do Pará, para a realização da PI. “Tivemos a seguinte perspectiva: Se nós que somos paulistas, quisermos conhecer a cidade de Belém, mas que não podemos por conta da pandemia, vamos procurar algo online. O que este blog teria de informação para nos oferecer”, conta a estudante, que completa: “Pensamos em tudo relacionado a culinária, religiosidade, cultura e entretenimento.

Já a equipe de Fran Morbeck, do 5º semestre de Relações Públicas, precisou ir além em seu projeto. Para os veteranos que passaram a metade do curso, era necessário escolher uma multinacional e focar em possíveis falhas em sua comunicação interna. O grupo escolheu a Natura: “Descobrimos que as suas consultoras têm dificuldades para se adaptar às plataformas digitais devido a pandemia. Mas como elas não são um público-alvo, e sim as gerentes, criamos um plano que ia instruir essas profissionais a preparar melhor as consultoras, para que elas usassem mais as plataformas digitais, comenta Fran.

Vantagens de ser aluno da FPAC

O estudante que decidir se matricular na Faculdade Paulista de Comunicação entrará para uma das melhores instituições da área de comunicação da cidade de São Paulo. Além da ótima localização (Av. Paulista, 2200, em frente ao metrô Consolação), da estrutura completa para aulas práticas e atividades extracurriculares e dos professores qualificados, a faculdade também conta com outros elementos que fazem o aluno se sentir acolhido e preparado para o mercado de trabalho.