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FPAC -

RELATÓRIO - DIMENSÃO 2


INDICADOR 1 - Núcleo Docente Estruturante – NDE

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e planeja procedimentos para permanência de parte de seus membros até o ato regulatório seguinte.

Resumo

Foi debatida a permanência dos professores, e na escolha do corpo docente pelo NDE, pensou-se em buscar docentes que tivessem aderência com disciplinas em fases diversas do curso, para possibilitar que o professor, mesmo no início do curso, tenha atividades e não perca seus laços com o projeto.

Evidências

Ata 01 do NDE.

Critério para 4

tem o coordenador de curso como integrante; atuará no acompanhamento, na consolidação e na atualização do PPC, realizando estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante e analisando a adequação do perfil do egresso, considerando as DCN e as novas demandas do mundo do trabalho.

Resumo

O Professor Mestre Miguel Valione Jr. figura como presidente do NDE e coodenador do Curso, pois possui experiência anterior em coordenação de curso de graduação, já tendo realizado cursos voltados a essa atividade. O PPC foi pensado para ser mantido em constante aprimoramento, pois o perfil da FPAC, e do aluno de Comunicação Institucional, que esteja dentro do DNA da instituição, exigirá uma constante atualização do curso para as novas tecnologias e novas atuações profissionais.

Evidências

Ata número do NDE; PPC páginas  96 e 97.

Critério para 3

O NDE possui, no mínimo, 5 docentes do curso; seus membros atuarão em regime de tempo integral ou parcial (mínimo de 20% em tempo integral); pelo menos 60% de seus membros possuem titulação stricto sensu; e atuará no acompanhamento, na consolidação e na atualização do PPC.

Resumo

Todos os professores (100%) que se reuniram para compor o NDE possuem titulação stricto sensu. 40% deles em tempo integral e 60% em tempo parcial. Após várias conversas sobre criar o curso com um perfil diferenciado, a equipe surgiu a partir de contatos dos membros em eventos acadêmicos, programas de pós-graduação, e atuação profissional e docente. Sua constituição foi pensada para ter professores com experiências e atuações diversas, nos campos da comunicação, administração e marketing, privado e ensino, pesquisa e extensão. 

Evidências

Ata número 01 do NDE e seu Anexo 1 - Regimento do NDE do Curso de Comunicação Institucional

INDICADOR 2 - Equipe multidisciplinar

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e processos de trabalho formalizados.

Resumo

A equipe multidisciplinar possui processos de trabalho formalizados, conforme PDI, PPC e documentos anexos.

Evidências

PDI páginas 41, 66 , PPC página 32.

Critério para 4

e prevê plano de ação documentado e implementado.

Resumo

A equipe multidisciplinar possui plano de ação previsto no PDI, no PPC e nos documentos anexos, devidamente implementado na Faculdade Paulista de Comunicação.

Evidências

PDI página 41, 66 , PPC página 32.

Critério para 3

A equipe multidisciplinar, prevista em consonância com o PPC, será constituída por profissionais de diferentes áreas do conhecimento será responsável pela concepção, produção e disseminação de tecnologias, metodologias e os recursos educacionais para a educação a distância.

Resumo

A equipe multidisciplinar é constituída por coordenadores e professores de cursos diversos, com formações em áreas distintas do saber e também por profissionais da área de TI e de marketing. 

Evidências

Plano de Trabalho da Equipe Multidisciplinar.

INDICADOR 3 - Regime de trabalho do coordenador de curso 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e o planejamento da administração do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua.

Resumo

O corpo docente foi distribuído nas disciplinas conforme o perfil individual dos professores, inclusive com atuação conjunta de professores nas disciplinas que envolvem conhecimentos mais específicos.

Evidências

Ata número do NDE; Páginas 101 e 102 do PPC

Critério para 4

 por meio da elaboração de um plano de ação documentado e compartilhado, que preveja indicadores do desempenho da coordenação a serem disponibilizados publicamente.

Resumo

Na primeira reunião do NDE foi apresentada a necessidade de uma constante avaliação do curso, e verificação da sua adequação às necessidades atuais da socieedade. Na segunda reunião do NDE, foi apresentado e aprovado o Plano de Ação do Coordenador do Curso, que prevê a atuação do coordenador e o processo de constante avaliação do curso que foi debatido e aprovado por seus membros.

Evidências

Ata 01 do NDE; Ata número do NDE

Critério para 3

O regime de trabalho previsto do coordenador é de tempo parcial ou integral e possibilita o atendimento da demanda, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes, discentes, tutores e equipe multidisciplinar (quando for o caso) e a representatividade nos colegiados superiores.

Resumo

O coordenador do Curso, Professor Mestre Miguel Valione Jr., terá regime de trabalho integral, e será auxiliado pelo Professor Mestre Ricardo Portiolli, também em regime integral.

Evidências

Ata 01 do NDE; Ata número do NDE; e Página 96 do PPC 

INDICADOR 4 - Corpo docente: titulação 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e incentivar a produção do conhecimento, por meio de grupos de estudo ou de pesquisa e da publicação.

Resumo

Mais de 80% dos professores do curso participam de grupos de pesquisa, grupos de estudos, estão vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu, em processo de doutoramento, ou como professores dos programas de pós-graduação. Individualmente, já atuam em iniciação científica, organização de congressos e incentivo à publicação de alunos, por meio de organização de obras coletivas, revistas científicas, etc.

Evidências

PPC páginas 100 a 105 ; Pasta da CPA (avaliação docente)

Critério para 4

e proporcionar o acesso ao conteúdo de pesquisa de ponta, relacionando-os aos objetivos das disciplinas e ao perfil do egresso.

Resumo

Ao discutir a infraestrutura necessária o NDE apontou a necessidade de se definir os espaços para a prática profissional e de se ter um sistema para gestão dos processos. Foi apontada a necessidade de contratação de uma biblioteca virtual para que os alunos tenham acesso a um conteúdo bibliográfico digital, além de livros consagrados. 

Evidências

Pasta de Ata do NDE; Planilha Docente; Pasta Docente.

Critério para 3

Há relatório de estudo que, considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a titulação do corpo docente previsto e seu desempenho em sala de aula, de modo a caracterizar sua capacidade para analisar os conteúdos dos componentes curriculares, abordando a sua relevância para a atuação profissional e acadêmica do discente, e fomentar o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, para além da bibliografia proposta.

Resumo

O relatório foi desenvolvido pelo Professor Miguel, analisando a titulação do corpo docente e em momentos de consulta individual sobre a carreira de cada um, atuação e projetos já desenvolvidos. Foi apresentado ao NDE e aprovada a distribuição das disciplinas pensando tanto o perfil docente quanto a manutenção do docente no curso, em constante contato com os alunos de variados períodos.

Evidências

Pasta de Ata do NDE; Páginas 100 a 105 do PPC

INDICADOR 5 - Regime de trabalho do corpo docente do curso 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

a ser utilizada no planejamento e gestão para melhoria contínua.

Resumo

No plano de atuação de coordenação do curso, aprovado pelo NDE, há a previsão para melhoria e capacitação contínua do corpo docente, com treinamentos em tecnologias e capacitação metodológicas.

Evidências

Ata número 2 do NDE.

Critério para 4

havendo documentação descritiva sobre como as atribuições individuais dos professores serão registradas, considerando a carga horária total por atividade.

Resumo

O Plano Individual de Trabalho Docente descreve claramente as atribuições de cada professor do curso de Comunicação Institucional da FPAC, com atividades e respectivas cargas horárias.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 3

O regime de trabalho do corpo docente previsto possibilita o atendimento integral da demanda, considerando a dedicação à docência, o atendimento aos discentes, a participação no colegiado, o planejamento didático e a preparação e correção das avaliações de aprendizagem.

Resumo

O Curso conta com 23 % dos professores em tempo integral e 77% em regime parcial.

Evidências

PPC páginas 100 a 105.

INDICADOR 6 - Experiência profissional do docente 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e analisar as competências previstas no PPC considerando o conteúdo abordado e a profissão.

Resumo

A expertise dos professores da FPAC permite analisar e aproximar as competências previstas no PPC com o conteúdo abordado e a profissão do Tecnólogo em Comunicação Institucional.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.


Critério para 4

e promover compreensão da aplicação da interdisciplinaridade no contexto laboral.

Resumo

O corpo docente da instituição está apto, pela sua experiência profissional, dentro e fora de sala de aula, a promover a compreensão da importância e aplicação da interdisciplinaridade no âmbito profissional/laboral.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 3

Há relatório de estudo que, considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a experiência profissional do corpo docente previsto e seu desempenho em sala de aula, de modo a caracterizar sua capacidade para apresentar exemplos contextualizados com relação a problemas práticos, de aplicação da teoria ministrada em diferentes unidades curriculares em relação ao fazer profissional e manter-se atualizado com relação à interação conteúdo e prática.

Resumo

A experiência do corpo docente da FPAC está adequada ao perfil do egresso do curso, conforme síntese da experiência apontada no referido relatório no documento anexo.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

INDICADOR 7 - Experiência no exercício da docência na educação básica

não se aplica

INDICADOR 8 - Experiência no exercício da docência superior

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

exercer liderança e ter sua produção reconhecida.

Resumo

O corpo docente é constituído por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação por sua liderança e produção acadêmica e profissional.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 4

e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período.

Resumo

A experiência em sala de aula dos professores do curso contém a prática de avaliações diagnósticas, formativas e somativas, no intuito de redefinir suas práticas docentes.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 3

Há relatório de estudo que, considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a experiência no exercício da docência superior do corpo docente previsto e seu desempenho em sala de aula, de modo a caracterizar sua capacidade para promover ações que permitem identificar as dificuldades dos alunos, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades.

Resumo

Há relatório comprovando que o corpo docente da FPAC tem experiência suficiente para promover as ações necessárias a identificar e dar encaminhamentos às dificuldades que porventura apareçam no decorrer do curso e de cada disciplina, promovendo uma aprendizagem significativa e efetiva.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

INDICADOR 9 - Experiência no exercício da docência na educação a distância 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

exercer liderança e ter sua produção reconhecida.

Resumo

O corpo docente é constituído por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação por sua liderança e produção acadêmica e profissional.

Critério para 4

e avaliações diagnósticas, formativas e somativas, utilizando os resultados para redefinição de sua prática docente no período.

Resumo

A experiência em educação à distância dos professores do curso contém a prática de avaliações diagnósticas, formativas e somativas, no intuito de redefinir suas práticas docentes.

Critério para 3

Há relatório de estudo que, considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a experiência no exercício da docência na educação a distância do corpo docente previsto e seu desempenho, de modo a caracterizar sua capacidade para identificar as dificuldades dos alunos, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma, apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades.

Resumo

Há relatório comprovando que o corpo docente da FPAC tem experiência suficiente em educação à distância para promover as ações necessárias a identificar e dar encaminhamentos às dificuldades que porventura apareçam no decorrer do curso e de cada disciplina, promovendo uma aprendizagem significativa e efetiva.

INDICADOR 10 - Experiência no exercício da tutoria na educação a distância

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e orientar os alunos, sugerindo atividades e leituras complementares que auxiliam sua formação.

Resumo

Os tutores da FPAC possuem experiência suficiente na orientação, suporte e auxílio aos alunos para atividades, leituras e formação.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 4

e demonstrar inequívoca qualidade no relacionamento com os estudantes, incrementando processos de ensino aprendizagem.

Resumo

Os tutores da FPAC possuem expertise e qualidade no relacionamento com estudantes, incrementando os processos de ensino aprendizagem.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

Critério para 3

Há relatório de estudo que, considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a experiência no exercício da tutoria na educação a distância do corpo tutorial previsto e seu desempenho, de modo a caracterizar sua capacidade para fornecer suporte às atividades dos docentes e realizar mediação pedagógica junto aos discentes.

Resumo

O relatório de estudo aponta que a experiência do corpo tutorial da FPAC tem capacidade para promover uma aprendizagem significativa e dar suporte aos discentes do curso de Comunicação Institucional.

Evidências

Perfil docente e plano individual de trabalho.

INDICADOR 11 - Atuação do colegiado de curso ou equivalente

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e realização de avaliação periódica sobre seu desempenho, para implementação ou ajuste de práticas de gestão.

Resumo

Os Artigos 3o. e 6o. do Regulamento do Colegiado de Curso prevêem sua avaliação periódica para ajustes e melhorias de práticas de gestão.

Evidências

Regulamento do Colegiado de Curso

Critério para 4

e sistema de suporte ao registro, acompanhamento e execução de seus processos e decisões.

Resumo

Os Artigos 3o. e 4o. do Regulamento do Colegiado de Curso prevêem o suporte ao registro e acompanhamento e execução de processos e decisões. 

Evidências

Regulamento do Colegiado de Curso

Critério para 3

O planejamento de atuação do colegiado prevê sua institucionalização, com representatividade dos segmentos, reuniões com periodicidade determinada e registro de suas decisões e existência de fluxo determinado para o encaminhamento das decisões.

Resumo

O Regulamento do Colegiado de Curso prevê claramente sua institucionalização, a representatividade dos segmentos do curso e da instituição, com dois docentes do curso escolhidos por seus pares, além de um discente, todos com mandato de um ano, além de reuniões periódicas e registro de suas decisões.

Evidências

Regulamento do Colegiado de Curso

INDICADOR 12 - Titulação e formação do corpo de tutores do curso  

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

a maioria possui titulação obtida em pós-graduação stricto sensu.

Resumo

100% dos tutores possuem titulação obtida em pós-graduação stricto sensu.

Evidências

Tabela professores

Critério para 4

e a maioria possui titulação obtida em pós-graduação lato sensu.

Resumo

100% dos tutores possuem titulação obtida em pós-graduação lato sensu.

Evidências

Tabela professores

Critério para 3

Todos os tutores previstos são graduados na área da disciplina pelas quais são responsáveis.

Resumo

Todos os tutores previstos são graduados na área da disciplina pelas quais são responsáveis.

Evidências

Tabela professores

INDICADOR 13 - Experiência do corpo de tutores em educação a distância

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e adotar práticas comprovadamente exitosas ou inovadoras no contexto da modalidade a distância.

Resumo

O Núcleo de EaD da FPAC, por meio de sua coordenação, já póssui expertise para auxiliar e reforçar as práticas exitosas que os tutores possuem em sua experiência profissional em ensino à distância.

Evidências

Tabela professores

Critério para 4

e elaborar atividades específicas, em colaboração com os docentes, para a promoção da aprendizagem de alunos com dificuldades.

Resumo

A interlocução dos tutores e dos docentes do curso está institucionalizada e prevista para o curso de Comunicação Institucional, de forma a promover a aprendizagem de alunos com dificuldades por meio de atividades específicas.

Evidências

Tabela professores

Critério para 3

Há relatório de estudo que, considerando o perfil do egresso constante no PPC, demonstra e justifica a relação entre a experiência do corpo de tutores previsto em educação a distância e seu desempenho, de modo a caracterizar sua capacidade para identificar as dificuldades dos alunos, expor o conteúdo em linguagem aderente às características da turma e apresentar exemplos contextualizados com os conteúdos dos componentes curriculares.

Resumo

A experiência do corpo de tutores está expresso em relatório e demonstra a capacidade de cada tutor em identificar as dificuldades dos alunos e adequar a linguagem e os exemplos aos conteúdos de cada componente curricular.

Evidências

Tabela professores

INDICADOR  14 - Interação entre tutores 

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

e prevê avaliações periódicas para a identificação de problemas ou incremento na interação entre os interlocutores

Resumo

No Plano de Gestão do EaD estão previstas avaliações periódicas no processo de ensino aprendizagem, bem como da equipe pedagógica. Essas avaliações, previstas e executadas em sintonia com a CPA, embasam as ações corretivas e melhoria contínua da IES.

Evidências

Plano de Gestão do EAD

Critério para 4

e considera análise sobre a interação para encaminhamento de questões do curso.

Resumo

A partir das reuniões e interações periódicas entre tutores, docentes e coordenador de curso, o Plano de Gestão do EaD prevê a análise e considera as discussões entabuladas para encaminhar questões do curso visando seu aprimoramento a partir da avaliação feita sobre cada disciplina, em particular, e de todas em seu conjunto, a partir de uma análise mais ampla.  

Evidências

Plano de Gestão do EAD

Critério para 3

Há planejamento de interação, em conformidade com o PPC, que possibilita condições de mediação e articulação entre tutores, docentes e coordenador do curso.

Resumo

No Plano de Gestão do EaD estão previstas reuniões e interações periódicas entre tutores, docentes e coordenador de curso para melhor acompanhamento das disciplinas e do curso.

Evidências

Plano de Gestão do EAD

INDICADOR 15 - Produção científica, cultural, artística ou tecnológica

CONCEITO 5
CONCEITO 4
CONCEITO 3

Critério para 5

no mínimo, 9 produções nos últimos 3 anos.

Resumo

53% do corpo docente possui no mínimo 9 produções nos últimos 3 anos.

Evidências

Tabela professores

Critério para 4

no mínimo, 7 produções nos últimos 3 anos.

Resumo

60% do corpo docente possui no mínimo 7 produções nos últimos 3 anos.

Evidências

Tabela professores

Critério para 3

Pelo menos 50% dos docentes previstos possuem, no mínimo, 4 produções nos últimos 3 anos.

Resumo

Mais de 50% do corpo docente possui no mínimo 4 produções nos últimos 3 anos.

Evidências

Tabela professores