VESTIBULAR 2022 (1º SEMESTRE) |

Relações Públicas

Sobre o curso

O profissional de Relações Públicas, ou o RP, busca construir, promover e preservar a boa imagem das empresas frente ao público interno e externo. Para obter sucesso, ele define a estratégia e os projetos de comunicação para que passem os valores, objetivos e ações da organização. 

Ele pode atuar tanto com o público interno quanto externo, bem como criar programas de interação com a comunidade e organizar atividades promocionais. O RP pode trabalhar em equipes com administradores, marqueteiros e jornalistas.

Campus PAULISTA

BACHARELADO

formação integral

8 semestres

Matutino e Noturno

COMO É?

Ao fazer o curso de Relações Públicas o aluno aprende sobre organização de eventos, política de comunicação e estudos de mídia. Há ainda aulas mais teóricas de administração, economia, marketing e pesquisas de opinião pública. Em diversas instituições o curso é uma habilitação da graduação em Comunicação Social.

LABORATÓRIOS

Estúdio de Imagem e Som, Rádio, Ilhas de Edição.

MERCADO DE TRABALHO

Ao escolher o curso de Relações Públicas, o profissional pode atuar em diversas atividades como:

ADMINISTRAÇÃO

Promovendo ações para valorizar a empresa e suas marcas, por meio de canais de comunicação com os funcionários, fornecedores, clientes, governo e comunidade.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Atendendo a solicitações e reclamações dos clientes.

CERIMONIAL E PROTOCOLO

Orientando empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Divulgando políticas da organização para os colaboradores, clientes, consumidores e fornecedores.

EVENTOS

Organizando palestras, exposições, recepções e outros eventos de promoção da empresa.

PESQUISA DE OPINIÃO

Coletando informações sobre o público interno e externo da empresa com o objetivo de elaborar planos de comunicação.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Realizando estratégias de relacionamento e de comunicação com a comunidade, imprensa, fornecedores, concorrência e os consumidores.

PROJETOS INSTITUCIONAIS

Analisando pedidos, parcerias em projetos sociais, coordenando a adequação aos objetivos da empresa.

A FPAC (Faculdade Paulista de Comunicação) é uma Instituição pertencente ao grupo Campos Salles. Localizada na Av. Paulista, 2200, em frente ao Metrô Consolação, a FPAC conta com laboratórios e estúdios audiovisuais de última geração e é considerada, segundo avaliação recente do MEC, uma das melhores do Brasil na área da Comunicação.

DISCIPLINAS

Atividades Complementares
Comunicação Digital
Comunicação e Cenários de Carreira
Comunicação e Mídias Digitais
Comunicação Empresarial
Comunicação Institucional e Mercadológica
Comunicação Interna
Comunicação na Gestão de Crises
Criação e Produção Audiovisual
Criação, Produção e Gestão de Conteúdo Transmídia
Cultura Brasileira
Designer e Criatividade
Educação em Direitos Humanos
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios
Estágio Supervisionado
Estatística para Comunicadores
Estética e História da Arte
Estratégias de gameficação aplicadas à comunicação
Estudos das Relações Étnico-Raciais
Estudos Sociológicos e Antropológicos
Ética na Comunicação
Etnografia nas Redes Sociais
Filosofia
Gestão da Inovação
Gestão de eventos, cerimonial e protocolo
Gestão de Projeto
História da Comunicação
Legislação e Regulamentação em comunicação
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa Aplicada à Comunicação
Linguagem Midiática
Marketing
Oficina de projeto experimental
Pesquisa de Mercado e Opinião Pública
Pesquisa em Relações Públicas
Planejamento em Relações Públicas
Produtos Comunicacionais
Projeto Interdisciplinar
Psicologia do Consumidor
Relacionamento com a mídia, Assessoria de Imprensa e Media Training
Relações Públicas e terceiro setor
Relações Públicas Governamentais
Relações Públicas Internacionais
Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Princípios  éticos 
TCC
Técnicas de Atendimento ao Cliente
Teorias e Técnicas de Comunicação

COORDENAÇÃO

Prof. Miguel Valione Junior

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é coordenador e professor dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC).