VESTIBULAR 2022 (1º SEMESTRE) |

Rádio, TV e Internet

Sobre o curso

O profissional de Rádio e TV é responsável por criar, editar e produzir os mais diferentes programas e formatos para rádio, TV e internet. Apresentar programas de rádio, criar roteiros e desenvolver novas grades de programação são outras atividades que fazem parte da profissão. Além disso, o profissional graduado em Rádio e TV atua na montagem de cenários, na coordenação de equipes e projetos, no desenvolvimento de roteiros, na captação de imagens e no acompanhamento do mercado, buscando apresentar novos produtos radiofônicos, digitais ou televisivos.

Campus PAULISTA

BACHARELADO

formação integral

7 semestres

Matutino e Noturno

COMO É?

A grade curricular do curso de Rádio e TV mescla conteúdos práticos com disciplinas teóricas como antropologia cultural, estudos culturais, história da arte, legislação e direitos de imagem, e teorias clássicas da comunicação. Essas são algumas das matérias que dão o embasamento teórico para o futuro profissional de Rádio e TV. 

A parte prática do curso de Rádio e TV fica por conta das disciplinas mais específicas como animações, vinhetas e efeitos, captação e edição de áudio, sonoplastia, edição de imagens, locução e apresentação, produção para TV, fotografia, documentário, estrutura de roteiros, dentre outras.

LABORATÓRIOS

Estúdio de Imagem e Som, Rádio, Ilhas de Edição.

MERCADO DE TRABALHO

Ao escolher o curso de Rádio, TV e Internet, o profissional pode atuar em diversas atividades como:

CRIAÇÃO

Atuando na elaboração de roteiros, programas de rádio e TV, na concepção de novas vinhetas e chamadas radiofônicas e televisivas.

COORDENAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO

Trabalhando em equipe, definindo os programas a serem veiculados, o melhor horário de exibição, analisando indicadores como audiência e retorno comercial.

DIREÇÃO

Realizando o gerenciamento dos profissionais envolvidos nas produções; supervisionando o trabalho técnico, controlando questões relacionadas à imagem, iluminação, sonorização, e outros elementos importantes para a qualidade final do programa.

EDIÇÃO

Selecionando a melhor imagem; determinando qual som será inserido; aplicando o texto nas peças audiovisuais; e respeitando os meios de veiculação.

GESTÃO

Atuando na administração de empresas do setor de comunicação; gerenciando desde os profissionais até a parte financeira; controlando a a audiência.

PRODUÇÃO

Atuando nos bastidores das produções; reservando espaços para a gravação, planejando a logística, buscando materiais de apoio, determinando os equipamentos e os convidados para cada nova produção.

TÉCNICA

Operando equipamentos de gravação de imagem e som; realizando os ajustes necessários para ter uma captação com qualidade do áudio e vídeo.

A FPAC (Faculdade Paulista de Comunicação) é uma Instituição pertencente ao grupo Campos Salles. Localizada na Av. Paulista, 2200, em frente ao Metrô Consolação, a FPAC conta com laboratórios e estúdios audiovisuais de última geração e é considerada, segundo avaliação recente do MEC, uma das melhores do Brasil na área da Comunicação.

DISCIPLINAS

Atividades Complementares
Captação e pós-produção sonora
Casting e Direção de Atores
Comunicação Digital
Comunicação e Cenários de Carreira
Criação e Produção Aplicada ao TCC
Criação e Produção Audiovisual
Criação, Produção e Gestão de Conteúdo Transmídia
Cultura Brasileira
Design e Criatividade
Direção de Arte e Cenografia
Direção de Fotografia
Edição e finalização de produtos audiovisuais
Educação em Direitos Humanos
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios
Estágio Supervisionado
Estética e História da Arte
Estudos das Relações Étnico-Raciais
Estudos Sociológicos e Antropológicos
Ética na Comunicação
Etnografia nas Redes Sociais
Filosofia da Comunicação
Fotografia
Gestão da Inovação
Gestão de Projeto
História da Comunicação
Legislação e Regulamentação em comunicação
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa Aplicada à Comunicação
Linguagem Midiática
Linguagem Sonora
Locução e Apresentação em RTVI
Marketing
Pesquisa Aplicada ao TCC
Planejamento de Produção em RTVI
Produtos Comunicacionais
Programação, Audiência e Crítica Audiovisual
Projeto Interdisciplinar
Psicologia do Consumidor
Roteiros para ficção
Roteiros para não-ficção
Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Princípios  éticos 
Teorias e Técnicas de Comunicação

COORDENAÇÃO

Prof. Miguel Valione Junior

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é coordenador e professor dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC).

REGISTER YOUR SPOT NOW

Enter your details below to get instant access to [enter lead magnet name here]

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close