O profissional de Rádio e TV é responsável por criar, editar e produzir os mais diferentes programas e formatos para rádio, TV e internet. Apresentar programas de rádio, criar roteiros e desenvolver novas grades de programação são outras atividades que fazem parte da profissão. Além disso, o profissional graduado em Rádio e TV atua na montagem de cenários, na coordenação de equipes e projetos, no desenvolvimento de roteiros, na captação de imagens e no acompanhamento do mercado, buscando apresentar novos produtos radiofônicos, digitais ou televisivos.
Campus PAULISTA
BACHARELADO
formação integral
7 semestres
Matutino e Noturno
A grade curricular do curso de Rádio e TV mescla conteúdos práticos com disciplinas teóricas como antropologia cultural, estudos culturais, história da arte, legislação e direitos de imagem, e teorias clássicas da comunicação. Essas são algumas das matérias que dão o embasamento teórico para o futuro profissional de Rádio e TV.
A parte prática do curso de Rádio e TV fica por conta das disciplinas mais específicas como animações, vinhetas e efeitos, captação e edição de áudio, sonoplastia, edição de imagens, locução e apresentação, produção para TV, fotografia, documentário, estrutura de roteiros, dentre outras.
Estúdio de Imagem e Som, Rádio, Ilhas de Edição.
Ao escolher o curso de Rádio, TV e Internet, o profissional pode atuar em diversas atividades como:
Atuando na elaboração de roteiros, programas de rádio e TV, na concepção de novas vinhetas e chamadas radiofônicas e televisivas.
Trabalhando em equipe, definindo os programas a serem veiculados, o melhor horário de exibição, analisando indicadores como audiência e retorno comercial.
Realizando o gerenciamento dos profissionais envolvidos nas produções; supervisionando o trabalho técnico, controlando questões relacionadas à imagem, iluminação, sonorização, e outros elementos importantes para a qualidade final do programa.
Selecionando a melhor imagem; determinando qual som será inserido; aplicando o texto nas peças audiovisuais; e respeitando os meios de veiculação.
Atuando na administração de empresas do setor de comunicação; gerenciando desde os profissionais até a parte financeira; controlando a a audiência.
Atuando nos bastidores das produções; reservando espaços para a gravação, planejando a logística, buscando materiais de apoio, determinando os equipamentos e os convidados para cada nova produção.
Operando equipamentos de gravação de imagem e som; realizando os ajustes necessários para ter uma captação com qualidade do áudio e vídeo.
A FPAC (Faculdade Paulista de Comunicação) é uma Instituição pertencente ao grupo Campos Salles. Localizada na Av. Paulista, 2200, em frente ao Metrô Consolação, a FPAC conta com laboratórios e estúdios audiovisuais de última geração e é considerada, segundo avaliação recente do MEC, uma das melhores do Brasil na área da Comunicação.
Prof. Miguel Valione Junior
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é coordenador e professor dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC).
Faculdade Paulista de Comunicação: Av. Paulista, 2200, 12º andar. Consolação, São Paulo, SP.