Por Lara Gabrielli

Na semana do dia 17 de maio, a galera do RP Lab organizou um evento para lá de especial e importante: a Semana da Solidariedade. Com a missão de conscientizar os nossos alunos sobre a importância do Terceiro Setor na nossa sociedade, contamos com a participação de alguns profissionais da área, dentre eles a professora Rosangela Eugenia e o ex aluno da FPAC Esdras Villas, que contaram um pouquinho das suas experiências nesse meio.

O Terceiro Setor

A expressão Terceiro Setor é resultado de uma divisão criada para definir um conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas por organizações privadas não governamentais e sem fins lucrativos, que atuam sobre as necessidades sociais não supridas pelo governo. As instituições do Terceiro Setor são as ONGs, OSCIPs, fundações e entidades, e por meio delas, cada profissional da área tem como meta principal melhorar a qualidade de vida de crianças, adultos, animais, meio ambiente etc.

Semana da Solidariedade

Ser solidário é, também, ser amigo e empático, e em tempos de pandemia percebemos o valor que uma boa ação tem na vida de muitas pessoas. Por esse motivo, essa pauta foi discutida na Semana da Solidariedade, na qual alguns profissionais do Terceiro Setor contaram sobre as suas áreas de atuação e projetos desenvolvidos para ajudar famílias em situações de vulnerabilidade, jovens a permanecerem nas escolas, e até mesmo promover um desenvolvimento econômico e social a eles por meio da empregabilidade.

A semana começou com a participação da nossa professora Rosangela Eugenia, Mestre em Ciências Sociais e Política, Pós-Graduada em Jornalismo Social, Licenciatura em Sociologia, e Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas. Ademais, Camila Acosta Camargo, Relações Públicas, Mestre e Doutoranda em Ciências da Comunicação; Esdras Villas, Coordenador de comunicação da ONG Bom de Bola, Bom na Escola, e Graduado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas na FPAC.

Além de Miguel Adailton, Capelão do Grupo Campos Salles, idealizador do projeto BBBE, e Pós-Graduado em Psicologia Multifocal e Psicopedagogia; Rosane Luciane Chene, voluntária e empreendedora social, e MBA em Gestão de Negócios; e Amanda Freitas, gerente da entidade CAMP CENTRO, formada em Gestão de Recursos Humanos, e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas.

Com certeza, essas palestras expandiram os conhecimentos dos nossos FPACKERS a respeito desse setor que transforma a vida de milhares de pessoas, dentre eles o aluno Augusto Rodrigues de Aguiar, do terceiro semestre de Rádio, TV e Internet: “Acho extremamente importante a FPAC propor eventos assim. O terceiro setor ainda não tem a visibilidade que precisa, e são semanas assim que abrem nossa mente para pensar sobre a importância dele na sociedade. Adorei todos os palestrantes, e mesmo com poucos minutos para contar sobre cada ONG, me senti extremamente tocado pelas histórias que eles contaram.”